VOTAÇÃO

CMA aprova 12 projetos de lei e nove requerimentos

Um dos mais relevantes trata do transporte de animais nos coletivos e é de autoria de Iran Barbosa

Por Site CMA
24 mar 2017, 10h49

A pauta do dia da 14ª Sessão Ordinária, desta quinta-feira, 23, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), os parlamentares debateram e aprovaram 12 projetos de lei e nove requerimentos em benefício dos moradores da Capital sergipana. Todas as proposições foram aprovadas por unanimidade.

Dos 12 projetos de leis em pauta, dez estavam em redação final e serão encaminhados para sanção do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Já os requerimentos, três são de autoria do vereador Iran Barbosa (PT), dois de Jason Neto (PDT), dois de Thiaguinho Batalha (PMB), um de Emília Correa (PEN) e um de Nitinho (PSD).

Entre as proposições mais discutidas entre os parlamentares, estava o projeto de lei 206/2015 de autoria do vereador Iran Barbosa (PT), que trata do transporte de animais domésticos no transporte coletivo da Capital. “Agradeço pela aprovação do projeto, mas peço que a vereadora Kitty Lima apresente emenda corrigindo parte do texto da lei”, frisou Iran.

Favorável a iniciativa, a vereadora Kitty Lima (Rede) foi enfática. “Este projeto é voltado para os mais carentes que não tem como levar seus animais domésticos ao veterinário”, relata. O vereador Américo de Deus (Rede) também votou favorável. “Quem mais vai utilizar o transporte coletivo é a população carente, claro que com todos os cuidados detalhados no projeto. Parabenizo a iniciativa”, finalizou.

Muito debatido também foi o requerimento de número 14/2017, de autoria do vereador Jason Neto (PDT), que solicita Sessão Especial para debater a realidade dos radialistas em Aracaju. “Esta casa pode contribuir muito em relação as melhorias a esta categoria, que sofrem nas mãos dos empresários”, revelou o parlamentar.

Muito bem recebido pelo parlamento foi o requerimento 49/2017, de autoria da vereadora Emília Correa (PEN), que solicita Sessão Especial, no dia 24 de abril, em celebração ao Dia da Empregada Doméstica. “Queremos discutir a importância das empregadas domésticas nas nossas vidas. Sei a importância do serviço de uma casa, que não acaba nunca, e estas mulheres cuidam com o maior carinho do nosso bem mais valioso, que é nossa casa e nossos filhos”.

O vereador Zezinho do Bugio (PTB) deu seu depoimento favorável ao tema. “As funcionários do lar são pessoas mais que especiais, porque além de cuidar da nossa casa acabam fazendo o papel de pai e mãe dos nossos filhos. Parabéns pela iniciativa da Sessão Especial, vereadora Emília”, finalizou.

Centro de Artes e Esportes Unificados

Após a Sessão Ordinária, o presidente da CMA abriu Sessão Especial, em caráter de urgência para aprovação em 3ª discursão e redação final para o projeto de lei 69/2017, de autoria do líder do prefeito, Professor Bittencourt (PCdoB), que denomina o Centro de Artes e Esporte Unificados (CEU), localizado no Bairro Olaria, com o nome do vereador Abrahão Crispim de Souza.

Foto: Gilton Rosas