Aparte
Opinião - Valadares Filho e o comprometimento para a reconstrução de Sergipe

[*] Alexandre Porto

A reconstrução dos indicadores de Sergipe será um grande desafio a partir de 2019 e, pensando na urgente retomada do desenvolvimento econômico e social do Estado, Valadares Filho tem demonstrado um comprometimento incomum entre a maioria dos políticos que pleiteiam cargos majoritários no Brasil que, via de regra, limitam-se a, no máximo, pedir a 3 ou 4 assessores que construam seu Programa de Governo, que em muitos casos utilizam-se das teclas ctrl-c e ctrl-v para “desenvolver” seus “brilhantes” programas.

Com Valadares Filho, tem sido diferente, tamanho o entusiasmo e o envolvimento dele na busca por tirar Sergipe do fundo do poço. Pessoalmente, ele tem se debruçado a estudar as mazelas e a discutir os caminhos para colocar Sergipe novamente em cima dos trilhos, coordenando ativamente a elaboração do seu Programa.

Há cerca de 60 dias, a equipe responsável pela elaboração do Programa de Governo dele tem se reunido, pesquisado, debatido, ouvido contribuições e compartilhado minunciosamente com Valadares Filho os frutos desse trabalho realizado com a participação de muitos especialistas, desde a equipe central, formada por 5 profissionais qualificados e experientes, até um conjunto de mais de 30 colaboradores, entre economistas, juristas, ambientalistas, arquitetos, administradores, médicos, empresários, educadores, artistas, assistentes sociais, especialistas em segurança, entre outros conhecedores das diversas áreas temáticas.

Cada um tem dado uma imensa contribuição não somente a Valadares Filho, mas ao futuro de Sergipe, ficando evidente que a construção desse Programa tem bases sólidas e uma participação efetiva de grandes nomes da sociedade Sergipana.

Esse documento, de pouco mais de 40 páginas, foi concebido tendo quatro pilares de sustentação ao futuro Governo e divididos em 22 áreas temáticas, refletindo assim a visão, as ideias e um conjunto de mais de 300 propostas objetivas e capazes de dar esperança a nossa gente, mostrando que Sergipe tem jeito, sim, e que, com uma gestão qualificada e moderna, é possível fazer nosso Estado recuperar os seus melhores indicadores.

Promover uma vida mais digna pra nossa gente é o compromisso do primeiro desses pilares. Ele busca a capacidade de oferecer mais dignidade para melhorar a vida das pessoas a partir da igualdade social, do acesso pleno à saúde e à educação de qualidade, à justiça, com uma segurança pública que devolva paz às famílias, e um olhar especial para os jovens, idosos, mulheres e minorias sociais.

Realizar investimentos e desenvolvimento pra nossa gente é o segundo pilar. Ele atuará na reconstrução o Estado com foco no desenvolvimento sustentável dos municípios e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Do saneamento básico a habitação. Da mobilidade ao uso da internet. Da preservação do meio ambiente à realização de obras estruturantes.

O terceiro dos pilares, é que promoverá condições de empreender e criar emprego e renda pra nossa gente, com riqueza e desenvolvimento econômico, através do apoio a agricultura, pecuária e pesca, da atração e fortalecimento das empresas, sobretudo as micro e pequenas, do fomento ao comércio e ao turismo, com ênfase na tecnologia, na inovação e na qualificação da nossa gente.

O Sergipe que queremos é aquele no qual o dinheiro público seja usado com eficiência e transparência pra nossa gente, melhorando a vida da população e a gestão dos recursos do Estado com foco no resultado e no acompanhamento de metas e indicadores, com contas abertas e fiscalizadas pelo povo, constituindo-se, assim, o quarto pilar do futuro Governo.

Com um Programa de Governo estruturado e envolvendo as principais questões do Estado, aliado a um candidato jovem e disposto a modernizar Sergipe, é possível afirmar que Valadares Filho é o candidato ao Governo mais bem preparado, reunindo o equilíbrio que o cargo de governador exige, o preparo de quem conhece e estuda permanentemente o Estado, a firmeza de quem tem propostas claras e efetivas para tirar Sergipe da lama e a sensibilidade de quem conhece a nossa gente e que sabe como proporcionar uma vida mais digna aos sergipanos.

[*] É coordenador do Programa de Governo do candidato Valadares Filho.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.