522eb5e945a1c35b
YoutubeFacebookTwitterInstagram
Aparte
Author bc92de88786c313d
Jozailto Lima

É jornalista há 36 anos, tem formação pela Unit e é fundador do Portal JLPolítica. É poeta.

Airton Martins bem cotado em pesquisa espontânea na Barra. Gestão dele tem média alta
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
F829b12465101714

Airton Martins: gestão de bem, nome idem na lembrança do povo

De acordo com a última pesquisa para avaliação do cenário político no município da Barra dos Coqueiros, feita pelo Instituto W1 entre os dias 25 e 27 de abril de 2019, o prefeito da cidade, Airton Martins, MDB, que já é reeleito, tem a maior cotação na modalidade espontânea. Ele é seguido nessa modalidade pelo seu vice-prefeito Alysson Souza, PSD, com quem está rompido politicamente.

Esta Coluna Aparte havia publicado anteriormente o resultado induzido desta mesma pesquisa de abril, mas só agora teve acesso aos índices da modalidade espontânea. E, além da espontânea, houve acesso ainda ao julgamento que a comunidade da Barra faz do Governo de Airton. Fica na casa do excelente. 

Se a eleição fosse realizada naqueles dias do ciclo da pesquisa, Airton Martins seria a preferência espontânea de voto para 13,5% dos barracoqueirenses. Depois dele, viria Alysson Souza, com 8%, e o ex-prefeito Gilson dos Anjos, DEM, com 5,5%.

Depois desses três, são lembrados pela comunidade da Barra mais 12 nomes para a sucessão municipal. Alberto e Montalvão vêm empatados, com 2,3% cada um. Vevé tem 1,3% e Caducha, 1,0%. Toinho Toyota e Pastora Salete, ficam 0,8%. E Eliana, 0,5%.

Um bloco de quatro nomes - Gilvan Mercena, Ariston Porto, Melhorzinho e Paulo Silas - obtém cada um 0,3% de intenção de voto nessa modalidade.

Possivelmente pela distância entre hoje e a eleição, que só vai acontecer em outubro do ano que vem, chamam a atenção os índices de eleitores que disseram não saber ou não querer informar em que votariam: 53,5% estão nesta condição. Outros 7% disseram que não votariam em nenhum candidato, ou que votariam em branco ou nulo. 

No capítulo cotação do Governo Municipal da Barra, a gestão do prefeito Airton Martins vai bem - e possivelmente isso justifique o fato de ele ser o mais lembrado para a sucessão de si mesmo, quando nem mais poderá ser candidato.

O W1 não trabalha com os conceitos ruim, péssimo, regular, bom e ótimo. Ele consulta os conceitos de 1 a 10. Possivelmente, entre 5 e 10 aprovem uma gestão.

O enunciado do W1 nessa questão é este: “Pensando exclusivamente na sua qualidade de vida, gostaria que o(a) sr(a) avaliasse a administrações do prefeito Airton Martins. Para tanto, atribua uma nota de 1 a 10 onde, péssimo estaria mais para perto de 1 e, ótimo estaria mais para perto de 10”.

E nesse caso, a gestão de Airton Martins tem uma aprovação de 77,6%. Que vão assim distribuídos: nota 5, com 13,7%; nota 6, com 7,9%; nota 7, com 7,2%; nota 8, com 30,8%; nota 9, com 7,3% e nota 10, com 10,7%.

Os demais 22,4% negativos da gestão de Airton Martins ficam assim: nota 1, com 3,6%; nota 2, com 7,3%; nota 3, com 6,0% e nota 4, com 5,5%. O W1 tem como profissional responsável o publicitário Oscar Wagner de Souza Ferreira.

Esta pesquisa da Barra dos Coqueiros foi feita sob custos arcados por ele mesmo, e tem intervalo de confiança estimado em 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 400 cidadãos em idade eleitoral na sede e nos povoados da Barra.