Aparte
Adailton Martins quer Barra no contexto turístico, e pede pelas Tototós
0445eb7ad296fa36

Deputado Adailton Martins e o secretário de Turismo Adailton Júnior buscam soluções para a Barra

O mandato do deputado estadual Adailton Martins, PSD, quer o município da Barra dos Coqueiros mais inserido nos roteiros de turismo do Estado de Sergipe, com mais obras e ações positivas da Secretaria de Estado do Turismo chegando até lá. Esta semana, o parlamentar manteve uma audiência com o secretário de Estado do Turismo Manelito Franco Neto, e levou questões básicas e pertinentes como pauta.

Uma delas, é a de que o Estado assuma o papel de potencializador das antigas embarcações Tototós, aquelas que ligavam Aracaju a Barra dos Coqueiros antes de haver a Ponte Construtor João Alves, inaugurada em 2006, que quase decretou as aposentadorias dessas bucólicas barcarolas sergipanas.

Adailton Martins foi encontro de Manelito Franco Neto acompanhado de um bom staff da Barra, todo ele comprometido com o segmento turístico, como o secretário municipal de Turismo, Adailton Filho, a presidente da Associação dos Canoeiros da Barra, Mari Almeida, e o diretor Social dessa Associação, Roberto Fernandes.

Para o deputado e para o secretário municipal, as Tototós são um patrimônio imaterial da sergipanidade e não podem, jamais, deixar de ser referendadas no contexto de um turismo mais bucólico que contemple passeios pelos Rios Sergipe e Pomonga.

Eles solicitaram ao secretário Manelito Neto que seja construído um píer especificamente para operações com as Tototós na Barra, pelo fato de o que existe ali não serve mais às demandas dessas embarcações.

O secretário de Estado ficou de inserir as demandas de Barra numa nova etapa do Prodetur. O encontro foi considerado pelo grupo do deputado AdaiIton Martins como “animador”.

“Esse foi um compromisso meu de campanha e não poderia deixar de trazer também os representantes da categoria, como a presidente Mari Almeida e o diretor social Roberto Fernandes”, constatou Adailton Martins.

“Inicialmente, nós trouxemos aqui as tratativas e o projeto turístico inicial relacionado às Tototós e aos canoeiros da Barra dos Coqueiros. E tivemos um bom retorno. Agora correremos atrás em busca do máximo de apoio junto ao Governo Federal, ao Governo do Estado e a demais parceiros”, completou o secretário Adailton Filho.

“A gente fica feliz, enquanto cidadã barracoqueirense que luta pelos valores turísticos e culturais de nosso Estado, no caso das Tototós que lutam de fato ao longo de 100 anos de atividades e só agora, com essa abertura junto ao município e ao Estado, a gente acredita que teremos valorizadas as nossas potencialidades”, disse Mari Almeida.

“Essa reunião nos amplia o eixo de possibilidades para valorização e sistematização do turismo de base comunitária a partir da valorização do patrimônio imaterial do Estado, que são as Tototós”, considerou Roberto Fernandes.