Aparte
Denise Albano já tem vice e ele pensa uma UFS sem dar as costas à sociedade

José Aderval Aragão: “Nosso propósito é destravar a UFS”

A professora Denise Albano Leal, do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe - UFS -, está levando muitíssimo a sério o projeto de sua pré-candidatura a reitora desta instituição, cuja eleição para suceder o reitor Angelo Antoniolli e sua equipe acontecerá no segundo trimestre de 2020.

Desde que concedeu a Entrevista Domingueira a este Portal JLPolítica, publicada no dia 27 de outubro anunciando sua visão de gestão da UFS, Denise Albano não mais parou na cruzada para tirar a UFS da clausura dos seus campi e franqueá-la mais generosamente à sociedade. Ela tem ido a públicos diversos debater essa universidade e o possível futuro.

Denise já esteve na Sociedade Médica de Sergipe - Somese -, discutido com o pessoal da saúde, e na Acese - Associação Comercial e Empresarial de Sergipe, com os líderes empresariais do Estado. Tem gostado do que encontra.    

“Estou correndo muito. Estamos nos apresentando e ouvindo vários setores da sociedade civil, com destaque para o setor produtivo”, diz Denise. Dessas visitas, ela já consegue descortinar alguns diagnósticos da instituição que lhe servirão de suporte na campanha e numa eventual gestão. “Muitos se queixam da qualidade dos profissionais formados e do quanto a UFS ainda é muito fechada para a sociedade”, diz. Ela concorda em alguns aspectos.

A disposição de Denise Albano já lhe rendeu um passo muito importante nesta caminhada: a seleção de um nome para chamar de seu candidato a vice-reitor. E ele é graúdo e referencial na comunidade acadêmica e fora dela.

Trata-se do médico José Aderval Aragão, presidente da Somese em segundo mandato, com gestão até outubro do ano que vem. “Ele é meu colega professor na UFS e já batemos o martelo”, diz Denise, meio pragmática.

José Aderval Aragão, 59 anos, tem 17 de UFS - quatro como professor substituto e 13 como efetivo -, é responsável pela disciplina Anatomia Humana, está mais feliz do que um pinto no lixo com a empreitada para a qual foi chamado e, em nome disso, pensando alto e grande.

“Pretendo ajudar Denise a fazer uma gestão de ação na UFS. Fazer uma universidade que interaja com a sociedade. Ter um olhar mais cuidadoso para com os docentes e discentes, colocando um canal de comunicação direta entre a gestão e esses agentes”, diz Aragão.

“Pretendo resgatar os docentes aposentados que, com suas experiências e histórias de vida, ajudarão no crescimento dessa juventude tão carente de bons exemplos, além de aumentar a autoestima desses que muito contribuíram para a formação de tantos. Enfim, espero conduzir com Denise uma gestão parcialmente reformista, preservando o que é funcional, corrigindo desvios e inovando em práticas e procedimentos mais eficientes”, diz ele.

José Aderval Aragão admite que “há muitos gargalos a serem enfrentados na gestão acadêmica, de recursos e de pessoas” da UFS, mas nada disso o desanima. “Nosso propósito é destravar a UFS, aproveitando o imenso potencial que temos com técnicos e gestores dinâmicos e resolutivos, alunos e professores inventivos e ansiosos por intervir positivamente na sociedade. Compartilho com Denise a preocupação com uma percepção de que a UFS se mantém um tanto de costas para a sociedade e de que precisa elevar a qualidade da formação dos nossos discentes”, diz José Aderval Aragão. Cadê a ação dos demais pré-candidatos à Reitoria?

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.