Aparte
OPINIÃO - Mais médicos, mais verdade!

[*] Guga Santos

Em se falando da boa e velha perseguição que sofre todo novo Governo por parte de certas oposições viscerais, a futura gestão de Jair Bolsonaro já se pode dizer inaugurada por algumas das inúmeras “pedradas” revoltosas das que ainda estão por vir.

Por esses dias, o presidente eleito Jair Messias Bolsonaro esboçou ao país qual será o seu posicionamento relativo ao programa social do Governo Federal chamado de Mais Médicos. Esse programa assistencial de saúde criado em 2013 pelo Governo Dilma Rousseff é basicamente composto por médicos e médicas oriundos de Cuba.

Ele temo como objetivo levar assistência médica, principalmente aos mais distantes e carentes rincões do Brasil. Atitude mais que louvável do Governo Federal à época. Se em si é isso mesmo, fique esse mérito a ser julgado por teóricos da conspiração e pelo senhor de toda verdade, o tempo.

Dentre todas as polêmicas que já se encontram no colo do futuro presidente, abordo aqui o comportamento escroto de setores da grande imprensa, ao noticiar como somente lhes interessa a debandada forçada que está para acontecer do programa Mais Médicos por parte dos profissionais cubanos integrantes.

Alguns veículos de comunicação impressos, os televisivos, radiofônicos e outros, em especial aqueles ligados à grande meretriz manipuladora da massas, religiosamente toda vez que insere alguma nota acerca da decisão de Cuba de retirar seus profissionais do Brasil atribuem exaustivamente à mesma “declarações duras” de Bolsonaro ao atual regime de funcionamento do programa.

Mas, criminosamente, omitem o restante da versão verdadeira da questão. Focam apenas no déficit de atendimento (temporário) que possa vir a ocorrer às pessoas mais carentes. A grita dessa máfia midiática de que o povo tende a pagar pelo posicionamento ideológico do futuro Governo (dizem eles que de extrema-direita e prejudicial à boa relação internacional) de nada mais se trata que de tentar abafar e evitar que cheguem ao nosso conhecimento as seguintes propostas do presidente eleito para o Mais Médicos.

- Pagar e fazer chegar, sem extravio, ao bolso dos médicos cubanos seus salários integralmente, sem que 70% não sejam confiscados pelo regime “paizão" regulador do país deles;

- Asilo político a todo aquele profissional do programa que não quiser mais retornar à ilha-presídio. Observação: Nos governos Lula e Dilma a deportação deles era certa. Compadrio velho.

- Autorizar que os profissionais tragam suas famílias para viver com eles aqui no Brasil, pondo fim à condição de reféns e moeda de troca destes em sua própria pátria, ou uma cela prisional a céu aberto.

- O Revalida? É moral, ético e profissional procedimento de avaliação de capacidade para desempenho da função. Isso não se discute.

Diante do exposto, entende-se a atitude baixa e vil de quem omite e distorce, ou pratica ambos, demonizando gratuitamente essas condicionantes ao funcionamento do Mais Médicos aventadas por Bolsonaro para a próxima gestão que será de sua competência.

A quem não costuma trabalhar com a verdade, em momento algum é ou será interessante dar ao povo qualquer nota informativa embasada puramente no que é verídico. Para esses agentes inveterados da desinformação a serviço do sistema, gato por lebre ou leão dá no mesmo. A verdade verdadeira é um mero detalhe. Que o digam as redes CBNs da vida.

[*] É cidadão de Frei Paulo, vendedor varejista, poeta e articulista diletante.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.