Aparte
Reportagem Especial: Governo aposta em incentivo fiscal para atrair investimentos
Eb37b66c4084f1b6

Contrapartida do Governo atrai empresas e investimentos

Sergipe vive um momento financeiro delicado e uma das soluções para atrair investimentos para o Estado é a política tributária praticada pelo Governo.

Foi através dela que, segundo José Augusto Carvalho, do Desenvolvimento, da Ciência e da Tecnologia, cerca de 30 empresas foram beneficiadas com os incentivos fiscais nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Carmópolis, Lagarto, Simão Dias e Aracaju.

“Esses incentivos ultrapassaram o total de investimento de R$ 20 milhões e foram ofertados tanto os fiscais quanto os locacionais”, ressalta José Augusto.

Alguns exemplos dessas empresas são a Centrais Elétricas de Sergipe – Celse –, e a fábrica de cimento que deve se instalar em Maruim nos próximos anos. “E há muitas outras que estão em negociação”, revela.

Para o economista Ricardo Lacerda, assessor de Economia do Governo Estado, os incentivos fiscais visaram atrair investimentos para regiões mais pobres, com mercados consumidores menores e mais distantes dos maiores centros.

“Portanto, elas foram a alternativa possível, mesmo com muitas imperfeições, para que os investimentos industriais não fossem canalizados para a região Centro-Sul em sua quase totalidade, agravando as desigualdades regionais”, explica.

Será que em Sergipe eles têm surtido efeito e sido suficientes para melhorar a economia do Estado? A Reportagem Especial sobre o tema estará disponível no domingo, 24, a partir das 20h.