Aparte
Luciano vê gravidade na crise de Sergipe

Luciano Pimentel: Sergipe precisa repensar seu futuro

O deputado estadual Luciano Pimentel, PSB, foi o primeiro parlamentar a levar a plenário da Assembleia neste retorno ao período legislativo a discussão sobre a crise de desenvolvimento que ataca Sergipe nesta segunda década do terceiro milênio. Luciano fez uma análise de todos os pontos do Anuário Socioeconômico produzido pelo Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe, e chegou a uma conclusão preocupante: “Infelizmente, Sergipe só cresce mais do que o Brasil quando o índice é desfavorável”, diz deputado. “Este estudo acadêmico, tecnicamente bem construído pelos professores, mostra que as preocupações que nós temos tido nesta Casa são reais e observadas por todos os sergipanos e, que evidentemente, tem apontado a perda por Sergipe a cada dia de espaço na geração de empregos, comprometimento da modernidade da sua economia e da melhoria da qualidade de vida do seu povo”, disse ele.

OS DADOS SÃO TODOS RUINS
O Anuário Socioeconômico flagra Sergipe em queda livre quando o assunto é crescimento da economia do Estado. Não se salva um setor sequer. Com base no Anuário, Luciano mostrou que de entre 2010 e 2016, somente 2011 Sergipe teve um crescimento da economia à altura do PIB Nacional, ficando o Brasil com 4% e Sergipe com 4,8%. A partir daí, revela o parlamentar, o Brasil cresce 1,9% e Sergipe, 1,5% em 2012. Em 2013, o país vai a 3% e Sergipe fica em apenas 1% e em 2014, os dois se esborracham num crescimento de 0,5% e 0,4%, com Sergipe em desvantagem.

DADOS REVELAM FIM DA PETROBRAS AQUI 
Luciano Pimentel lembrou das diversas vezes em que ele falou na Alese da redução na produção petrolífera e da com queda os royalties recebidos por Sergipe e pelos municípios. “O gráfico demonstra que no período de 2002 a 2016, a Petrobras aumentou em 77,3% a produção de petróleo e gás no Brasil. Vejam a ironia: no mesmo período, essa produção Sergipe foi reduzida e encolhida em 15,6%. Se somarmos toda a produção de petróleo do Estado de Sergipe de 2015 e 2016 equivale ao que a Petrobras produziu aqui no ano de 2002”, diz o deputado. “Isso num período em que a Petrobras cresceu 77,3%”, insiste ele.

DESEMPREGO LOCAL SUPERA NACIONAL
Diante de todo este quadro, um outro aspecto que muito chamou a atenção de Luciano Pimentel no Anuário Socioeconômico feito pelo Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe foi a taxa de desemprego entre os sergipanos: chega a 15%. “A taxa de desemprego em Sergipe é maior que a registrada para o Nordeste, de 14,4% e para o Brasil, de 12%”, disse o deputado. “Este é um gráfico extremamente preocupante e crescente”, disse o deputado. “E aqui eu insisto no perigo de não termos nenhum projeto que venha reverter no médio ou longo prazo esta situação em que hoje o Estado se encontra”, diz o deputado.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.