Aparte
Wolney Brito, ex-Emdagro, pensa em disputar Prefeitura de Gararu ano que vem
234b7a58afa2d05d

Wolney Brito: de olho na Prefeitura, mas sem definir partido

Trinta e oito anos depois, o médico veterinário e ex-presidente da Emdagro, Wolney Brito, 66 anos, e sem partido, está decidido a oferecer seu nome, mais uma vez, à população de Gararu para tentar ser prefeito dali no ano que vem.

Em 1982 Wolney Brito disputou a eleição de prefeito de Gararu e perdeu por apenas 94 votos. Apesar de ainda estar observando as cenas políticas local e nacional, ele não nega o novo planejamento. “Eu tenho, sim, pretensão de disputar a Prefeitura Municipal de Gararu em 2020. Mas não posso afirmar agora por qual partido”, diz.

“Estamos vendo as articulações ainda, porque ninguém pode ser candidato de si mesmo. Mas tenho profundas intenções. Na opção partidária, estou vendo o que vai   acontecer em nível nacional e também de Estado. Eu não posso pegar uma fila agora e lá na frente receber uma rifada”, adverte Wolney. Apesar de ter sido um dos fundadores do PMDB em Gararu, ele concorreu em 1982 por uma das sublegendas do PDS.

O projeto político de Wolney Brito para Gararu ano que vem deve passar pelas oposições. Na sucessão de 2016, ele votou com o candidato Helder Albuquerque de Resende, MDB, que obteve 2.919 votos - 41,36% dos válidos -, mas perdeu para Elizabeth Freire Santos de Oliveira, do PSC, que obteve 3.495, ou 49,52% dos válidos, e é hoje a prefeita do lugar.

Ali em 2016, o então prefeito de Gararu, Antonio Andrade de Albuquerque, o Toinho de Rollemberg, Pros, ficou em terceiro lugar, com apenas 578 votos, ou 8,19% dos válidos. Além da Emdagro, Wolney Brito presidiu ainda o Pronese, ambos nos Governos de Albano Franco, de 1995 a 2002.

Formando em Medicina Veterinária pela Universidade Federa Rural de Pernambuco em 1976, Wolney é considerado uma figura de alta expertise na pesquisa de leite no Estado de Sergipe e no Nordeste. Desde os 18 anos o título eleitoral dele é de Gararu, onde mora na Fazenda Tanque de Pedra.