Aparte
Sem dinheiro dos royalties, Japaratuba terá rodízio de CCs
E5fb7fe4567fbaca

Prefeita Lara Moura também reduziu seu salário e de sua equipe de secretariado em 20%

Quando a falta de dinheiro bate à porta e é sentida de forma considerável, economizar, com certeza, é preciso. Em Japaratuba, esta regra básica está sendo levada à risca.

Com a diminuição de aproximadamente R$ 500 mil no repasse dos royalties oriundos do petróleo e gás neste último mês de agosto, a Prefeitura Municipal de Japaratuba teve que tomar medidas consideráveis para reduzir os gastos mensais.

A própria prefeita do Município, Lara Moura, reduziu seu salário em 20%, além do seu vice-prefeito e secretários titulares e adjuntos. E os ajustes feitos por ela vão além disso.

Lara também introduzirá na Prefeitura de Japaratuba um rodízio de funcionários, os cargos em comissão, conforme explica o secretário de Cultura e Comunicação do Município, Périclys Rocha.

“Supondo que eu sou funcionário, em setembro e outubro, eu ficarei exonerado da folha e retornarei em novembro e dezembro, já quem ficou na Prefeitura em setembro e outubro, ficará exonerado em novembro e dezembro”, informa o secretário de Comunicação.

Périclys Rocha lembra que medidas de contenção de despesas estão sendo tomadas por várias Prefeituras próximas à Japaratuba e que dependem dos royalties. “O prefeito de Carmópolis (Beto Caju) já foi para rádio anunciar medidas também. E em Pirambu e em Capela é mesma coisa”, exemplifica.  

Segundo o secretário, não há perspectivas que o cenário de repasses melhore nos próximos meses. “Na realidade, o que foi passado em reunião com o secretariado é que se acredita que ao longo de quatro meses a arrecadação continue nisso ou, talvez, piore. Por isso, essas medidas para tentar, no mínimo, equilibrar as finanças”, explica.

Outra medida tomada por Lara foi unir Secretarias, a exemplo de Cultura e Comunicação. “A junção ocorreu para tentar diminuir os custos e, consequentemente, reduzir a quantidade de funcionários. Eu sou secretário de Cultura e estou agora assumindo também a pasta de Comunicação”, informa Périclys.