Aparte
OPINIÃO - Michel Temer, André Moura, Jackson Barreto e a Fafen

Rubens Marques de Sousa Dudu: \"há algo cheirando mal nessa história\"

[*] Rubens Marques de Sousa Dudu

A notícia do encerramento das atividades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe - Fafen - caiu como uma bomba para os sergipanos, que viam naquela unidade da Petrobras um dos orgulhos do Estado, além de fonte de riqueza traduzida nos empregos e geração de impostos. 

É incompreensível que num país que está entre os maiores produtores de alimentos do mundo, uma empresa produtora de fertilizantes seja fechada. Há algo cheirando mal nessa história e por isso as especulações de que o governo golpista de Michel Temer esteja beneficiando alguma multinacional do setor. 

Os líderes políticos de Sergipe devem cobrar explicações e transparência nos dados que fundamentaram a decisão da direção da Petrobras em fechar a unidade da Fafen em nosso Estado. 

A lógica seria a de que Sergipe fosse um Estado privilegiado junto à União, uma vez que o líder do Governo Federal é o deputado federal pelo PSC, André Moura, e o governador Jackson Barreto, além de aliado é do mesmo partido do presidente Michel Temer, o MDB, pois, quando Lula e Dilma eram presidentes e o Estado era governado por Marcelo Déda e tinha Zé Eduardo Dutra como senador, o tratamento era bem diferente. Muitos investimentos foram viabilizados. 

Agora é a hora de o deputado federal André Moura mostrar força política junto ao governo golpista e evitar o desemprego de milhares de famílias e a queda no ICMS, porque apenas liberar recursos de emendas ao orçamento para Sergipe é fácil. 

E Jackson Barreto, que faz malabarismo para flertar com Lula enquanto declara que não participou de nenhum ato contra Temer, também precisa se explicar para o povo sergipano. 

Em entrevista recente ao radialista George Magalhães, na Fan FM, o vice-governador se esforçou para dizer que não estava com Lula. Logo, está com o governo golpista. Aliás, os dois são de um mesmo partido, o MDB. 

Que líderes são esse que ficaram sabendo da tragédia por telefone? E por que não foi nem o presidente que ligou, mas Pedro Parente, o diretor mor da Petrobras? 

Se eu fosse líder de um governo e esse mesmo governo fechasse uma empresa vital para o meu Estado sem dialogar comigo, eu entregaria a “liderança” na hora. Quanto ao governador Jackson Barreto, por ser do mesmo partido do presidente, a notícia foi vexatória e humilhante para encerrar o pífio governo de forma melancólica.

Ainda esta semana vamos convocar uma reunião com todas as centrais para realizar um ato em defesa da Fafen e cobrar posição da bancada de deputados federais e senadores, principalmente os aliados do presidente Temer. 

[*] É professor e presidente da CUT Sergipe.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.