YoutubeFacebookTwitterInstagram
Aparte
Author bc92de88786c313d
Jozailto Lima

É jornalista há 37 anos, tem formação pela Unit e é fundador do Portal JLPolítica. É poeta.

Coronavírus já bicou três dos quatro prefeitos da Grande Aracaju
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
58df153ac3955b50

Marcos Santana: não é gripezinha e fiquem em casa

O coronavírus está apertando o cerco aos chefes de Executivos Municipais da Grande Aracaju. Com a informação nesta quarta, 24, do prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, MDB, de que testou positivo, são três dos quatro já infectados.

Só escapa até agora Airton Martins, MDB, da Barra dos Coqueiros. Mas ele não se submeteu a nenhuma testagem até o momento. O primeiro contaminado foi Edvaldo Nogueira, PDT, prefeito de Aracaju.

Isso se deu no dia 12 de maio. Nogueira passou bem pela quarentena, não desenvolveu a doença Covid-19 e está livre do vírus. A seguir veio o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo Luis da Silva, Progressistas.

Agora, Marcos Santana. Ele acaba de fazer no tuiter o comunicado da sua testagem positiva, disse que está sentindo-se bem, pediu cuidados individuais às pessoas e orações para si.

"Amigos, informo que o resultado do meu exame para Covid-19 deu positivo. Estou em casa, medicado, me sentindo bem e sem sintomas graves”, disse o gestor.

“Como recomendado, cumprirei os 14 dias de quarentena para recuperação. Levem o assunto a sério, não é uma gripezinha. Me incluam em suas orações”, completou.

Na conta pessoal do Instagram, Marcos aprofundou o pedido. “Cuidem-se e cuidem dos seus. Evitem aglomerações e levem o assunto a sério! Não se trata de uma gripe simples. Estou bem, fiquem bem também”, reforçou.

Edvaldo Nogueira safou-se dos perigos e já dá cambalhotas de cuidados e prudências na vida pessoal e pública. Padre Inaldo Luis da Silva, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, vai no mesmo caminho, apesar de estar há apenas seis dias de testado - ele recebeu o resultado na sexta, 19.

“Graças a Deus estou passando bem por essa fase inicial. Não desenvolvi nenhum sintoma grave e estou, inclusive, despachando as coisas da rotina da Prefeitura. Faço reuniões por mídias e decido por telefone”, disse Inaldo à Coluna Aparte no começo da noite desta quarta-feira, 24.

Correndo por fora feito um azarão das quatro cidades, Airton Martins diz que vai testar pra saber como está o organismo dele perante o coronavírus.

“Eu vou fazer por fazer, por descarrego de consciência. Mas não tive nenhum sintoma ainda. Pode ser que eu tenha sido infectado, mas meu organismo não me deu nenhum sinal”, diz Airton.

“Diante desse vírus, têm umas pessoas que não sentem nada e têm outras que morrem. Eu sei que a situação está muito pesada, muito difícil, com os casos aumentando, e a população não está ajudando muito”, completa Airton.

Pelo Boletim da Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe, o Estado tinha na terça-feira, 23, 19.883 casos conformados com 511 mortes.

Aracaju liderava em casos de positivações e de mortes: 11.782 e 216 mortes. Nossa Senhora do Socorro vinha em segundo lugar, com 1.372 infectados e 60 mortos. São Cristóvão apresentava 745 casos de contaminações e 31 de mortes.

Nas duas maiores cidades fora da Grande Aracaju - Lagarto e Itabaiana – houve uma inversão de ocorrência por quantidade da população.

Itabaiana, que é levemente menor, tem mais casos de infecção e de mortes do que Lagarto. São 845 infectados e 16 mortos itabaianenses e 414 e 14, em lagartenses.

Em Lagarto, a prefeita Hilda Ribeiro, SD, já testou positivo pro coronavírus. Em Itabaiana, o prefeito Valmir de Francisquinho, PR, testou negativo. Hilda não desenvolveu a Covid-19 e já saiu da quarentena.