Aparte
Opinião - A viagem de fusquinha e o trinta e oito de cano longo 

[*] Ivan Leite 

No início da década de 1970 a ida de Estância para Aracaju não era mais uma epopeia como até meados de 1960, quando se ia via Salgado, atravessando por dentro de riachos e córregos.  

Num desses finais das minhas férias escolares, precisava ir para Aracaju e ficar lá para pegar o voo para São Paulo, onde eu estudava.

Uma boa carona era sempre muito bem-vinda, já que não tinha carro à disposição com tanta facilidade. E à época isso era considerado uma viagem. Sim: o simples ir de Estância a Aracaju. 

Não recordo se foi através do telefone, que passava pela Central Telefônica aonde trabalhavam Helenice e Heliane Benevides, as operadoras que faziam manualmente a ligação de um cabo à mesa telefônica, ou se alguém veio me dar um recado da Fábrica Santa Cruz, de meu pai informando que conseguira uma carona, e que eu esperasse pronto para não atrasá-lo. 

Mala feita, aguardei em casa. E eis que chega, dirigindo um fusquinha, um moreno forte, de mais de 1,90m de altura, apresentando-se como o advogado e como aquele que iria levar-me de carona para Aracaju. 

Se eu já não tivesse sido informado de que ele viria, naqueles meus 12 a 14 anos teria agradecido e perdido o voo que deveria pegar na capital. 

Bem, entrei no fusca e já me chamava a atenção que a cabeça daquele grandão quase topava no teto do carro e que o joelho dele encostava no painel.

Portas fechadas, carro em movimento, e lá íamos nós - eu, ele e o fusca. Súbito, notei uma enorme arma, um baita dum revólver, quase uma espingarda, ao lado do banco. Assustador prum menino de paz.

Descer não era ali mais uma opção possível. Mesmo assim, enchi-me de coragem e entabulei uma conversação. Foi uma excelente viagem e nascia ali o início de uma longa e duradoura amizade.

Cheguei em paz, não perdi o voo e ainda hoje carrego a respeitosa lembrança daquela grandão do fusquinha e do tresoitão, o pacato, educado e educador, estudioso e bom homem chamado Jeferson Fonseca de Moraes. 

[*] É engenheiro, ex-prefeito de Estância e ex-deputado federal.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.