Aparte
Convidado para Sefaz tem 35 anos e se acha “plenamente capaz” para o cargo

Ademário Alves de Jesus: convicção de que pode dar conta da missão

O possível futuro governador de Sergipe para o resto deste ano de 2018, Belivaldo Chagas, MDB, admitiu à coluna Aparte desta última segunda-feira que a única tratativa pública para arrumação de sua equipe é o convite ao homem de banco Ademário Alves de Jesus para assumir o comando da Sefaz.

“A única coisa que está posta no cenário é a possibilidade de Ademário Alves de Jesus ir para a Sefaz. Ele é um sergipano, técnico do Banco do Nordeste, com quem já tive até uma conversa prévia e demonstrou boa vontade”, afirmou Belivado.

Sim, esta “boa vontade” vislumbrada por Belivaldo foi confirmada também para a coluna Aparte pelo próprio Ademário Alves de Jesus nesta terça, numa conversa diretamente do Recife, onde mora e trabalha este sergipano. “Está bem avançado o trâmite. Teremos novos contatos eu e ele. E estou avançando também nas tratativas internas do banco para uma eventual autorização de liberação”, disse Ademário.

A esta coluna, um dia antes, Belivaldo havia dito algo parecido. “Nós vamos ter uma outra conversa na próxima semana para ajustar se topa ou não ser secretário. Sei que vem fazendo uma carreira muito boa no Banco do Nordeste. É cotado, inclusive, para ser o superintendente”, afirmou o vice-governador.

Diferentemente dos homens que assumem comando de Secretarias de Finanças ou de Fazenda, Ademário Alves não é um economista. Sequer um administrador de Empresas. Ele é um bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo há 12 anos - terminou o curso em 2006. Isso mesmo: é um jornalista.

Mas seu currículo é crivado de cursos de aprimoramentos ligados ao mercado - gestão, finanças, desenvolvimento, marketing. De 2013 a 2015, tornou-se mestre em Gestão Empresarial, com ênfase em Desenvolvimento Econômico pela Faculdade Boa Viagem - FBV - do Recife, por onde foi aprovado com distinção, com média superior a 9 (numa escala 0 a 10). 

No capítulo “Competências e especialidades”, o currículo dele arrola e vende expertise em “estratégia empresarial, finanças corporativas, planejamento estratégico e de negócios de investimentos, liderança de negociação e governança corporativa”.

Ademário Alves tem uma comunicação fácil. E nem lhe passa pela cabeça achar que o cargo de secretário da Fazenda de Sergipe possa lhe ser um pote superior à capacidade da sua rodilha. “Não é algo simples, nem algo fácil. Porém, me sinto plenamente capaz de exercer esta atividade”, diz o moço de 35 anos. 

“Eu me preparo já há algum tempo não apenas para banco. Preparo-me para o mercado. Sou um profissional que costumo ler bastante. Estou em contato com grandes e pequenos empresários. Tenho várias certificações na área financeira, de mercado de capitais. Meu mestrado é na área de economia. Em gestão com ênfase em economia”, diz ele.

Ademário Alves de Jesus nasceu em Carira no dia 7 de março de 1983. Ele é filho do produtor rural Valdemar Gomes Alves, vereador em sétimo mandato por aquela cidade. Hoje, Ademário gerencia a Agência Recife Centro do BNB, a principal do Estado. Pode ser que seja um bom gerente das difíceis finanças públicas de Sergipe nesta hora.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.