YoutubeFacebookTwitterInstagram
Aparte
Author bc92de88786c313d
Jozailto Lima

É jornalista há 36 anos, tem formação pela Unit e é fundador do Portal JLPolítica. É poeta.

Deputado Adailton Martins traça perfil do futuro prefeito da Barra
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
33c17bd518c0a394

Adailton Martins: “Deve ser alguém que tenha identidade sobretudo com os mais pobres”

O deputado estadual Adailton Martins, PSD, defende a tese de que seu irmão, o prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, MDB, age corretamente ao não dar corda agora ao processo sucessório de si próprio, que só vai ocorrer em outubro de 2020.

“Eu acho que Airton está agindo com sensatez ao não indicar um nome agora e esperar as coisas para 2020. Se lançar alguém agora, ele não trabalhará mais. Até recentemente, haviam tantos candidatos que quase arrancavam o prefeito da cadeira. Estava demais. Ele deu uma freada nas intenções dos amigos e disse que só vai lançar alguém no começo do ano que vem. E acho que ele está muito correto nisso”, diz Adailton.

De fato, o que não falta é gente ligada aos Martins tentando pegar uma ponga na gestão de Airton, com a intenção de ser por ele indicado o pré-candidato a prefeito. Adailton vê virtudes e perigos nisso.

“Ter uma média de seis a oito pretendentes de nosso grupo querendo ser candidato é algo bom e é algo também ruim. É bom porque revela o aspecto democrático e a perspectiva de espaço para todos”, diz ele.

“Mas é ruim porque fica o desgaste para o próprio pré-candidato que se lance agora. Esse desgaste é grave porque a população vai achar que esse pré-candidato tem que resolver problemas. E, como sabe, um candidato não tem como resolver problema algum”, constata Adailton.

Apesar dessa pregação de cautela, o deputado Adailton Martins não se recusa a apontar o tipo ideal de sucessor do seu irmão na Prefeitura Barra dos Coqueiros. “Eu acho que o perfil do futuro prefeito da Barra deve ser o de alguém que tenha identidade com povo do município, sobretudo com os mais pobres. Alguém que os conheça”, afirma ele.

“É essa a pessoa que nós estamos procurando e que, como se sabe, não decidimos por ela ainda. Mas creio muito que Airton vai identificar alguém com esse perfil”, diz. Na Barra, o vice-prefeito atual, Alysson Souza, PSD, é rompido politicamente com Airton, e já se apresenta como pré-candidato a prefeito pela oposição.

O deputado Adailton Martins não sabe especificar se a relação entre o prefeito e o vice poderá ser reatada ainda nesse processo sucessório. “Eu não sei se será possível reanexar Alysson ao grupo. A isso quem cabe responder é o prefeito Airton. O que eu entendo é apenas que o prefeito tinha o direito de mudar o secretário da Saúde, que era irmão de Alysson, como o fez”, diz Airton.

“O governador quando quer mudar o seu secretário não o faz? Eu não entendi porque essa reação do vice-prefeito da Barra. Foi tudo em decorrência da exoneração do secretário, quando isso é um direito que cabe ao prefeito”, reforça Adailton.

O deputado Adailton Martins, que já foi vereador e vice-prefeito da Barra dos Coqueiros no começo da sua vida pública, não vê chances na possibilidade de uma manobra de renúncia do seu irmão no ano que vem para que ele assumisse uma candidatura de prefeito da cidade.

“Está descartado. Não existe isso. Eu não seria candidato a prefeito da Barra porque fui eleito para ser deputado estadual e tenho programação para cumprir o meu mandato. Ademais, não existe a possibilidade de Airton também se afastar da Prefeitura”, diz o deputado.

O deputado Adailton Martins acha natural que, em estando a Barra dos Coqueiros num “excelente momento administrativo”, a cotação do futuro mandato de prefeito cresça. E ele atribui muito esse bem-estar atual à presença no município da Celse - Centrais Elétricas de Sergipe S.A., - responsável pelo projeto de geração de energia por termelétrica, que começa a operar em janeiro de 2020.

Com a usina pronta, terão sido investidos R$ 6 bilhões na Barra. “A chegada da Celse em Sergipe e a opção pelo município da Barra dos Coqueiros foi muito bom para a nossa cidade. A Barra já vinha com uma administração muito boa, com muitos empreendimentos. A Celse veio ajudar mais ainda e hoje a Barra é um município conhecido internacionalmente em virtude da presença dessa empresa. Ninguém pode negar que a Celse é um empreendimento que trouxe recurso ao município e nos isso melhorou muito”, contabiliza o parlamentar.