Aparte
Reportagem Especial: a um ano da eleição, políticos tentam construir imagem e comunicar melhor

Preparação política começa bem antes de processo eleitoral e deve seguir critérios

Com as redes sociais, a possibilidade de, literalmente, “seguir” os políticos trouxe à tona a dificuldade de comunicação/interação que a maioria deles tem. E, a um ano e um mês das próximas eleições, muitos já tentam construir uma imagem diferente.

"Não basta se exibir nas mídias disponíveis, tradicionais ou as digitais, ou atuar num determinado segmento social. A pré-campanha exige certas demandas e sutilezas ainda não muito bem compreendidas pela maioria dos atores políticos locais", pondera o jornalista e consultor de marketing político, David Leite.

O jornalista Cícero Mendes também atua na área e reconhece que ainda há dificuldades, embora, para ele, nenhuma tecnologia pareça ser capaz de superar um item que ele considera numa carreira política: a reputação.

"Isso porque não adianta você se apresentar de uma forma, se os eleitores percebem de outra maneira. Na política, a reputação é mais sólida, estrutura a imagem, e muitas vezes a gente não vê. A imagem você pode até arranhar, mas isso pode não ser fatal. Mas quando a reputação é arranhada, isso é fatal", argumenta.

E é sobre esse novo cenário de comunicação política que a Reportagem Especial da próxima semana vai tratar, ouvindo, ainda, outros especialistas, como o publicitário Rafael Galvão. A Reportagem estará disponível no domingo, 8, a partir das 20h.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.