Aparte
Estabelecimentos apoiam mulheres em situação de risco

Objetivo da ação é mostrar às mulheres que elas têm com quem contar

Esta semana, uma imagem de um aviso em um banheiro feminino de estabelecimentos comerciais em Aracaju chamou a atenção. 

“Ei, moça! Você está num encontro que não está indo muito bem? A pessoa não é quem ela dizia ser? Estamos aqui para ajudar. Apenas vá ao bar e peça o drink La Penha”. 

O recado foi visto em pelo menos dois locais: a hamburgueria BBurguer, na Coroa do Meio, e o Bar Mô Fio, no Inácio Barbosa, e não por acaso evoca o sobrenome Penha, de Maria da Penha, a mulher que inspirou a criação da lei que pune homens agressores. 

O aviso continua: “a bartender irá chamar alguém no bar para te acompanhar até o seu carro, Uber, táxi, ou chamar a polícia, se necessário”. Segundo Ítalo Bruno Araújo Fonseca, sócio da hamburgueria, a ideia foi inspirada em um bar de São Paulo. 

“Com acontecimentos diários envolvendo mulheres, tivemos a iniciativa de abordar esse tema no nosso estabelecimento”, diz Ítalo. 

Ele comenta que a hamburgueria “graças a Deus” não teve nenhum registro do pedido de ajuda, mas que a iniciativa é importante para mostrar que, se acontecer, eles estarão treinados para agir. 

“Nossa preocupação vem justamente por causa desses dados. Acredito que o aviso possa evitar mais acontecimentos. Pelo menos a BBurguer espera reduzir esse índice”, ressalta. 

Iniciativa muito importante e que merece sim ser divulgada e, porque não, copiada por mais estabelecimentos. Afinal, lutar pelo fim da violência contra as mulheres é dever de todos. E, como termina o aviso, “Você não está sozinha, estamos aqui para te apoiar”.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.