Aparte
Vanderbal Marinho confirma que vai à reeleição e não se incomoda em falar pouco

Vanderbal Marinho: buscará novo mandato e pretende um govenador de oposição

O deputado estadual Vanderbal Marinho, PTC, confirmou à coluna Aparte nesta quarta-feira, 13, que vai disputar a reeleição ano que vem. Considerado um dos parlamentares mais calados da Alese, ele é um observador da cena da Casa e não está desplugado de suas bases no interior. “Eu tenho um trabalho social muito importante e não tenho como sair da política agora”, afirma.

No interior, Vanderbal tem quatro cidades que fecham eleitoralmente com ele, três a partir de seus prefeitos - Ilha das Flores, Gararu e Rosário do Catete, e a sua Japoatã, onde a esposa Angélica Guimarães foi prefeita antes dos quatro mandatos de deputada estadual e de se converter em conselheira do Tribunal de Contas. Mas o prefeito de Japoatã, José Magno da Silva, PTN, lhe é um oponente. Em muitas outras cidades, ele tem apoios de lideranças avulsas.

Em Japoatã, Vanderbal teve a maior votação proporcional em 2014: foram 3.181 votos, ou 45,80% dos eleitores do lugar. Mas nominalmente, veio de Aracaju sua maior votação - 5.150, ou simplesmente 1,95% dos votos válidos. Não incomoda a Vanderbal Marinho ser considerado um político avesso aos discursos e à tribuna da Alese - em três anos de mandato, ele não fez meia dúzia deles. Mas numa conversa de perto, percebe-se que ele tem lá seu carisma e visão das coisas. É poroso. E seguro de si.

“Eu não me enquadro num perfil-padrão político de discurso, que fala com facilidade. Eu não me encaixo e nem quero me encaixar neste perfil. Sou um indivíduo reflexivo. Penso muito no que vou falar”, diz. Mas está convencido de si e do que quer. “Eu faço um trabalho médico-social e humanitário e vou continuar fazendo até o fim da minha vida”, afirma. Vanderbal afirma que não teme que a falta de discursos o leve a ser confundido com falta de consistência.

“Não, porque no discurso a gente escolhe o tema que quiser. E na hora que eu achar conveniente, posso fazê-lo com simplicidade”, diz. Ele afirma que nem sabe quantos discursos já fez na Alese. “Eu não prestei atenção nisso. E não tenho este perfil de falar se eu consigo resolver antes. A falta de discurso não significa ausência de resolutividade”, diz ele.

“Inclusive eu não tenho este anseio de falar frequentemente sobre qualquer assunto, de improviso, a qualquer momento, sem pensar. Já como médico, estou na minha área de conforto, então sou muito eficiente na fala e tenho mais facilidade porque tenho reserva técnica. Ali na tribuna, gosto de ouvir e falar pouco”, diz Vanderbal.

Além de ir à reeleição, Vanderbal Marinho tem a pretensão de eleger em 2018 o governador do seu bloco. Seu pré-candidato é Eduardo Amorim, PSDB. “Médico como eu, acho que ele poderá fazer um bom trabalho por Sergipe”, afirma. Ele acredita que Eduardo Amorim deve encarar o fato de ser um oposicionista e ir para a eleição como quem quer uma disputa limpa.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.