YoutubeFacebookTwitterInstagram
Aparte
Author bc92de88786c313d
Jozailto Lima

É jornalista há 36 anos, tem formação pela Unit e é fundador do Portal JLPolítica. É poeta.

Edson Passos, da Ethos: “Não só Itabaiana, mas todo o país clama por políticos íntegros”
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
61192ff14671d76d

Edson Passos: “Aprendi que o homem nunca deve dizer nunca. Portanto, não estou fechando porta alguma”

O grupo político liderado pelo ex-prefeito de Itabaiana e deputado estadual Luciano Bispo, MDB, presidente da Alese, acena em direção a três figuras da vida itabaianense na intenção de que, de entre elas, possa tirar um candidato a prefeito da cidade no ano que vem. São os empresários Edson Passos, Ricardo Barbosa e Conceição Sobral Arrojado. Todos virgem nesse negócio de política.

O primeiro é um incorporador muito notável na cidade, através da Ethos Incorporadora. O segundo lida com confecções numa tradição familiar respeitável, via as Casa Barbosa e Barbosa Man - ele é filho do falecido Francisquinho Barbosa - e a terceira tem expertise em móveis e decoração, através da Lindolar. Conceição é filha do histórico Eliseu Oliveira, o Arrojado, e esposa de Milton Sobral, um grande empresário da cidade.

Dos três, a Coluna Aparte conseguiu ouvir um: o ex-feirante - isso é comum e virtude entre os itabaianenses -, arquiteto e urbanista Edson Passos. Ele tem dito a amigos que o momento ruim da incorporação brasileira, em virtude da crise que vem desde 2012, não lhe permite abrir um atalho para experimentar uma empreitada política nesta hora.

Portanto, é assim que Edson Passos diz um não meio pálido - meio que com vontade de dizer sim, ao aceno lucianista. “Recebo com honra, me sinto reconhecido, mas estou mesmo motivado é a continuar o trabalho que a Ethos Incorporadora propõe”, diz ele.

Mas a seguir pondera. “Esse meu não é um não apenas desse momento de minha vida, pois aprendi que o homem nunca deve dizer nunca. Portanto, eu não estou fechando porta alguma”, diz. 

Metido a formulador de ideias politicamente corretas, Edson Passos, no entanto, teoriza sobre o modelo de prefeito que a cidade de Itabaiana necessita para a década de 20.

“Não só Itabaiana, mas todo nosso país clama por políticos íntegros e éticos, dispostos a atender a novas demandas. Políticos que trabalhem na prevenção e que tragam a cura das doenças sociais que atingem todas as esferas”, diz ele. Vale ler a pequena entrevista com Edson Passos.  

Aparte - Como é que o senhor recebe este convite que Luciano Bispo lhe faz para que se candidate a prefeito de Itabaiana?
Edson Passos -
Recebo com honra, me sinto reconhecido, mas estou mesmo motivado é a continuar o trabalho que a Ethos Incorporadora propõe. Deixo claro que um convite de um político e um legislador do gabarito de Luciano Bispo é algo honorífico. 

Aparte - Mas se o mercado imobiliário estivesse em 2020 como estava em 2010, nas alturas, o senhor aceitaria?
EP -
Não é bem o mercado quem decide, pois não tenho medo de desafios. Quem me guia são as metas traçadas para minha empresa nos próximos anos. Portanto, é uma questão de respeito e zelo com a empresa, e de muito foco nos traços planejados para uma cidade através da Ethos, que nasceu com a missão de mudar hábitos e costumes e de fazer bem esse novo estilo de vida, com ação direta através do imobiliário para que a minha missão nesse projeto ousado traga bons resultados para o bem-comum.  

Aparte - O seu não é em definitivo?
EP -
Esse meu não é um não apenas desse momento de minha vida, pois aprendi que o homem nunca deve dizer nunca. Portanto, eu não estou fechando porta alguma.

Aparte - Não sendo o senhor, em quem o senhor vê mais probabilidade eleitoral entre Ricardo Barbosa e Conceição Sobral Arrojado?  
EP -
Ambos são cidadãos itabaianenses e também meus amigos, grandes empresários, com serviços prestados à nossa comunidade e com muita responsabilidade em tudo que fazem. 

Aparte - Que tipo de prefeito a cidade de Itabaiana espera e merece para a década de 20? 
EP -
Não só Itabaiana, mas todo nosso país clama por políticos íntegros e éticos, dispostos a atender a novas demandas. Políticos que trabalhem na prevenção e que tragam a cura das doenças sociais que atingem todas as esferas, ou ao menos paliativos com responsabilidades fiscais.  

Aparte - Quais as significações das intervenções da sua empresa na urbanização de Itabaiana nos últimos anos?
EP -
Nos últimos 11 anos, a Ethos Incorporadora teve uma participação direta na vida de aproximadamente um milhão e meio de pessoas. Mais de quatro mil lotes foram entregues. A cidade de Itabaiana cresceu cerca de 30%, com a Ethos construindo ruas e avenidas largas, rótulas, praças, espaços para caminhadas e ciclistas. Enfim, facilitando a chegada de vários equipamentos sociais e religiosos, sem esquecer a melhoria da mobilidade urbana, onde se fomenta diariamente novos negócios. Portanto, a partir daí se resgatou antigas culturas, como também implementou novas. A expansão da cidade, através da Ethos, acabou gerando uma nova Itabaiana com uma qualidade de vida desejável para qualquer classe familiar, empresarial, cultural e de serviços em todas as esferas sociais.