Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tatianne Melo.

Edvaldo Nogueira diz que Aracaju já vacinou 32% dos idosos. E disporá de vacina em drive-thru
Compartilhar

Vacinação de idosos: para Edvaldo Nogueira, só Aracaju e Fortaleza se anteciparam

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, PDT, informou nesta segunda-feira, 23, que a Secretaria Municipal de Saúde da capital sergipana vacinou de sábado até agora contra gripe cerca de um terço dos 65 mil idosos que estão sob o âmbito vacinal.

A grande virtude disso, destaca o prefeito de Aracaju, é que a campanha pela vacinação desse púbico deveria ter começado exatamente nesta segunda, mas o Governo Municipal se antecipou em dois dias.

“Nós já vacinamos 32% dos idosos em Aracaju e é muito importante falar sobre isso. Era para começarmos hoje, mas nos antecipamos. Começamos, digamos assim, com 32% na frente. Somente duas capitais, duas cidades brasileiras, fizeram isso: foram Aracaju e Fortaleza”, reforça Edvaldo Nogueira à Coluna Aparte.

“As demais capitais e estados brasileiros estão começando a vacinar idosos e servidores da saúde contra a gripe somente hoje. Fizeram algumas inovações, como o drive-thru em supermercados, entre outras coisas. Mas a Prefeitura Municipal de Aracaju fez a maior inovação de todas: abriu a vacinação no sábado. Antecipamos em dois dias”, reforça o prefeito aracajuano.

“Estamos vacinando hoje nas Unidades Básicas de Saúde - as UBSs. Todas elas estão sendo usadas. Nós vamos evoluir, agora nesta semana, continuando nas UBSs com marcação de horário para idosos que tenham dificuldade de locomoção, e vamos também até o final desta semana estabelecer a vacinação em drive-thru”, prometeu Edvaldo Nogueira.

“Nossa ideia é de que, através da Secretaria Municipal da Saúde, a gente vacine mais de 90% dos idosos. São de 65 a 66 mil pessoas ao todo, mas entre os idosos e o pessoal da saúde, porque os trabalhadores dessa área também precisam ser vacinados. E já começamos sobre eles também. Desse universo que vamos vacinar agora, nessa primeira leva já foram os 32% do sábado para cá. Considero isso uma grande vitória”, disse.

É bom lembrar que a vacina contra a gripe não tem nenhuma relação com o coronavírus. O prefeito de Aracaju parabenizou o aracajuano por ter atendido às orientações dos Governos do Estado e da Capital para que evitassem a circulação nesta hora como forma de conter a propagação do coronavírus.

“Sobre o comportamento do aracajuano nesse chamamento, vejo de uma maneira geral bastante positivo. Não tivemos problemas. Fiquei muito animado, muito feliz, porque todas as iniciativas de usar o aparato da força para conter desobediências foram suprimidas, desnecessárias. Nós usamos isso só no final de semana. Teve poucos bares abertos. Houve um campeonato de futevôlei na praia, que tivemos de lá cancelar, mas foi rapidamente também. O caso bizarro foi o da Almaviva. Fomos lá e já agimos. Se não cumprirem a regra, interditaremos a empresa”, disse o prefeito.

Segundo o prefeito de Aracaju, é fake news a circulação do informe de que tem pessoas contaminadas pelo coronavírus entre as que atuam na Almaviva. “Isso não é verdade. Ninguém pode dizer que tem pessoas contaminadas, até porque ninguém fez os testes”, diz Nogueira.

“Ocorre que lá exerce uma atividade de risco, porque tem muita gente concentrada e as distâncias não foram respeitadas desde que a gente pediu. Não pode ter, naquele ambiente, aquela quantidade de pessoas. Ali tem que ser no máximo a metade ou um terço das pessoas. Nós mostramos, através da Vigilância Sanitária, o que tinha que ser feito lá”, diz Edvaldo Nogueira.

Foto: Sergio Silva

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.