Aparte
Laércio Oliveira: AgroNordeste vai estimular geração de empregos na região de Glória

Laércio Oliveira participa da 38ª Exposição e Feira de Animais e da Expo Ouro Branco

“Essa é uma região rica em produção de leite, como vocês deram o nome de ouro branco. Glória, por exemplo, faz parte da bacia leiteira e agora ganha mais visibilidade com o AgroNordeste, com ações para fomentar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural na região”, afirmou o deputado federal Laércio Oliveira, nesta quinta, 14, em discurso na 38ª Exposição e Feira de Animais da Região Norte do Estado e Expo Ouro Branco, que está sendo realizada em Nossa Senhora da Glória.

O AgroNordeste é uma ação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - Mapa - para fomentar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural na região Nordeste. O município de Glória faz parte da bacia leiteira e tem fábricas de beneficiamento do leite e derivados.

“Nessa primeira etapa sabemos que o projeto irá beneficiar os nove municípios contemplados com ações focadas no desenvolvimento da cadeia produtiva já existente na região. Esse desenvolvimento vai trazer geração de emprego e renda, além de agregar valor aos produtos dos pequenos e médios agricultores, principalmente para os produtores do leite e do mel”, enfatizou Laércio Oliveira, que resolveu visitar a exposição para conhecer melhor as demandas da região em relação ao assunto.

O superintendente Federal da Agricultura em Sergipe, Haroldo Araújo Filho, falou da polêmica em torno das queijarias que fecharam durante a fiscalização e das ações do Mapa. “O Selo Arte é um programa do Ministério da Agricultura que desburocratiza e regulamenta as queijarias de produtos artesanais, não livra de ter inspeção, mas simplifica o processo e com esse selo os produtores podem comercializar para o país inteiro que é um produto artesanal certificado pelo ministério, explicou Haroldo.

O presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral, falou da importância dessa capacitação. “Foi lançado ontem, em Brasília, pelo Senar e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - Anater -, o projeto Prospera Agropecuária Semiárido, que pretende aumentar a cobertura de assistência técnica rural, promover e fortalecer as organizações de produtores rurais, desenvolver e agregar valor à produção agropecuária sustentável da região semiárida", destacou Ivan.

O deputado estadual Zezinho Sobral  falou sobre a lei estadual e outros assuntos que envolve os produtores da região. “Sergipe é o terceiro Estado do Brasil que regulamenta as queijarias artesanais. O diferencial é que a lei sergipana é mais abrangente e envolverá todas as 250 queijarias, que terão licenciamento diferenciado, exigências mais adequadas", ressaltou Zezinho.

Na programação do evento está ainda a Expo Ouro Branco 2019 que espera receber cerca de 15 mil visitantes até o sábado, dia 16, fomentando a pecuária leiteira e movimentando a economia do Alto Sertão Sergipano com a venda de animais, máquinas e implementos agrícolas.

Já o evento Mulheres Sergipanas no Agro, também inédito na programação, acontece na sexta-feira, dia 15, e se propõe a debater temas relacionados ao protagonismo feminino no setor, desafios e oportunidades, além de apresentar cases de sucesso na produção de orgânicos e na atividade leiteira.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.