Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tatianne Melo.

Elizaldo Valadares, primo de Valadares, troca PSD pelo PSC e vai com Marival Santana
Compartilhar

Elizaldo Valadares: relação política e eleitoral será com o PSC

Eleito vereador de Simão Dias em 2016 com 873 votos pelo PSD, mas aliado do PSB e apoiando a candidatura de prefeito de Cristiano Viana, Elizaldo Valadares, 68 anos, trocou na última sexta-feira de partido e se filiou ao PSC do prefeito Marival Santana, com quem espera marchar na sucessão municipal deste ano. 

Dizendo-se solto e independente no terreno da política, Elizaldo Valadares afirma que preferiu a companhia do prefeito Marival Santana à do primo carnal Antonio Carlos Valadares por uma questão de palavra e de confiança. “Quando eu falo de Marival Santana, digo sempre que estou tratando com um político homem e não com um homem político. E ele sempre me agradece por essa opinião. No meu conceito, um político homem é um ser de palavra”, diz Elizaldo.

“No meu mandato eu tenho dito o que penso de Marival Santana. E a minha relação com ele é tão boa que quem me abriu a porta e veio aqui me convidar para ir para o PSC foi o próprio Marival. Eu estou indo pela relação que tenho com ele e também porque somos amigos há muito tempo”, reforça.

Sem armar cotovelos, mas decisivo, Elizaldo Valadares deixa bem claro que veio para o projeto de Marival Santana e não para o de Belivaldo Chagas, o governador que hoje é aliado do prefeito e que há uma semana era seu correligionário no PSD. “Belivaldo pegou uma carona no PSD”, diz Elizaldo, lembrado que chegou mais cedo, por obra e relacionamento com Jeferson Andrade, presidente da Executiva estadual de Sergipe, e Fábio Mitidieri, municipal de Aracaju.

“Hoje, como eu me filiei ao PSC, está subentendido que vou ficar com o futuro candidato do prefeito Marival Santana. Mas do prefeito. Ou melhor, o candidato do PSC. Meu pacto não envolve o PSD. Meu compromisso é com o PSC. É com Marival Santana”, delimita bem claramente ele.

E na profusão de nomes ligados a Marival Santana querendo ser o candidato - são quatro -, Elizaldo Valadares levanta sem cerimônia o crachá em favor de um. “Na minha opinião, acho que o candidato a ser apresentado por Marival Santana deve ser Epifânio Rocha”, aponta.

Mas por que? “Porque as pessoas estão carentes de bons homens na vida pública. Na política. E Epifânio é o candidato que está faltando. Aí as pessoas dizem: “mas Epifânio não precisa da política”. E eu digo: “mas a política precisa de Epifânio””, reforça Elizaldo em trocadilho.

“Ele é um empresário honesto, tem visão administrativa e traz grandes benefícios à sociedade de Simão Dias. Outro dia Epifânio era um menino da área empresarial, e hoje é o maior empresário do setor de material de construção de Simão Dias e das proximidades”, doura Elizaldo. Ele tem nível superior em Ciências Contábeis e é auditor fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda.

“Epifânio tem visão da administração pública, apesar de ser um cara meio introvertido. Ele não tem ainda um magnetismo e um carisma de lidar com as pessoas, mas todo mundo que fala com ele gosta dele. É um cara na dele, embora algumas pessoas o achem elitizado. Mas isso é apenas o jeito dele”, diz o vereador.

Elizaldo Valadares foi o oitavo mais votado entre os 13 eleitos de Simão Dias. “Em 2016 nós chegamos a pensar numa terceira via, e eu inclusive fui sondado para ser candidato a vice-prefeito na chapa de Cristiano. Mas não aceitei. Admito que eu não tinha nem vontade de ser vereador. As pessoas de Simão Dias achavam que eu teria até 2.500 votos, mas faltando 15 dias para a eleição literalmente parei a campanha”, diz ele.

Elizaldo Valadares tem um filho chamado Phelippe Valadares que gosta de política e a quem trata como eventual candidato a vereador, caso não queira ir à reeleição. “Em tese, o candidato ainda sou eu, mas seu eu desistir, o candidato será ele. Eu sou uma pessoa independente, não me submeto a político algum, mas convivo com todos, com tratamento de igualdade e com um mesmo perfil. O que não me agrada em muitos políticos é que só querem que lhe puxem o saco”, diz.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.