Aparte
Airton Martins: “A presença da Celse na Barra dos Coqueiros é de extrema importância”

Airton Martins: à frente de uma gestão que modela um novo futuro para a Barra

O prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, MDB, não tem a menor dúvida de que a presença da Celse - Centrais Elétricas de Sergipe S.A - em seu município, gerando quase dois mil empregos e energia termelétrica capaz de atender sozinha a cerca de 30% da demanda de todo o Nordeste, será um marco para seu município. Do tipo capaz de instituir um antes e um depois dela.

“A presença da Celse na Barra dos Coqueiros é de extrema importância em vários aspectos para o nosso município”, diz Airton Martins. A Companhia já deu início a uma parceria com a cidade cheia de contrapartidas, em forma de obras de interesse da comunidade.

“Olha, a Prefeitura deu as sugestões. Foram determinadas pela Barra dos Coqueiros, atendendo às solicitações da população e investindo na qualidade de vida dos moradores e aumentando a sua autoestima, diversas realizações”, reforça o prefeito. 

Veja nesta entrevista de Airton Martins à Coluna Aparte como o prefeito avalia o futuro da Barra, com a Celse e outras realidades, como a do Aracaju Parque Shopping. 

Aparte - Prefeito, qual é o significado da presença da Celse e seus investimentos na geração de energia para o futuro da Barra dos Coqueiros?
Airton Martins
- A presença da Celse na Barra dos Coqueiros é de extrema importância em vários aspectos para o nosso município. Será para a arrecadação de impostos, como o ISS, ICMS, além de investimentos na área social, como a realização de obras, que beneficiam a educação, a construção de calçadão, pórticos, praças, pavimentação e esgotamento de conjuntos habitacionais, além da geração de emprego e renda para a população local.

Aparte - Quem decidiu pelas obras de caráter público a serem realizadas na Barra por esta companhia foi a Prefeitura ou a própria Celse?
AM –
Olha, a Prefeitura deu as sugestões. Foram determinadas pela Barra dos Coqueiros, atendendo às solicitações da população e investindo na qualidade de vida dos moradores e aumentando a sua autoestima, diversas realizações. Através da parceria com a Celse, serão realizadas obras cujos investimentos são maiores do que R$ 5 milhões. Vão ser construídas uma escola na descida da ponte, um calçadão na entrada da cidade, será instalado um pórtico; vai haver reforma e pavimentação dos conjuntos Antônio Pedro e Moisés Gomes, será construída a Praça dos Taxistas. 

Aparte - Esta empregabilidade que a companhia gera favorece os nativos do municípios em que nível? 
AM -
A nossa parceria com a Celse parte do princípio da priorização da mão de obra do município. As obras que serão realizadas a partir da assinatura da ordem de serviço já irão gerar 60 empregos diretos. Ou seja, são 60 pais de famílias do nosso município vivendo com dignidade. Depois virão quase dois mil empregos diretos na atividade fim da geração de energia da Celse.

Aparte - A gestão da Barra fez estudos sobre os impactos sociais que a presença do equipamento pode gerar na vida do município? 
AM -
Ao trazermos a empresa para o município, estudamos os possíveis impactos que poderiam ser causados pela sua instalação. Dessa maneira, trabalhamos junto com a Presidência da Celse para gerar esse retorno, investindo no social do município, em medidas de preservação da natureza, realizando essas obras de que falei, gerando cursos profissionalizantes, diminuindo todo e qualquer impacto negativo que eventualmente possa surgir, como o inchaço da população local. 

Aparte - Além das obras sinalizadas pela Celse para a cidade esta semana, poderão vir outras?
AM -
 A Celse é uma empresa cuja termoelétrica tem a capacidade de produzir 15% da energia elétrica da região Nordeste brasileira, tamanha a sua grandiosidade. Por isso vislumbramos nesta parceria benefícios para a nossa cidade e nossa população. Veja que essas obras anunciadas equivalem a R$ 5 milhões em investimentos e serão apenas o início do resultado dessa parceria.

Aparte - O senhor estima que a inauguração do Aracaju Parque Shopping, da família Franco, no Bairro Industrial, em Aracaju, possa impactar positivamente sobre a Barra?
AM –
Sim. O impacto da construção do Aracaju Parque Shopping será positivo para a nossa população na geração de empregos, pois fatores como a proximidade da localização favorecerão as novas oportunidades para os nossos cidadãos.
 
Aparte - Até que ponto um mandato de deputado estadual de Adailton Martins pode fazer bem ao futuro da Barra dos Coqueiros? O senhor acha que ele chega lá?
AM -
O município precisa de um representante, e agora chegou a vez. Será bom, porque devido ao seu desenvolvimento do nosso município, ele precisa de uma voz no Legislativo estadual. O Adailton Martins, enquanto pré-candidato, está se saindo muito bem nas pesquisas. Tenho certeza de ele que vai lograr êxito.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.