Aparte
Lúcio Flávio Rocha quer revelar cada vez mais lado social do Sistema Fecomércio

Lúcio Flávio: “Laércio faz questão de citar sempre que, se podemos oferecer o melhor aos comerciários em sua gestão, não ofereçamos nada menos”

Por uma atribuição dada pelo presidente da Fecomércio, deputado federal Laércio Oliveira, o jovem Lúcio Flávio Rocha, graduado em Propaganda e Publicidade pela Unit, chamou para si uma missão árdua em Sergipe: a de dar uma melhor visibilidade a todas as ações no campo da comunicação social e do marketig do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Estado.

E olhe que não são poucas e nem escassas as ações de fundo social e de inclusão de pessoas praticadas por essas instituições. Lúcio Flávio Rocha, juntamente com os dirigentes dessas entidades, está certo de que essas ações são mais importantes do que o real conhecimento que a sociedade de Sergipe tem e precisa ter delas. 

“O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac transforma vidas por meio da educação e salva vidas cuidando da saúde das pessoas, bem como do combate à fome, levando alimento para as pessoas que vivem sofrendo com esse drama”, diz Lúcio Flávio Rocha.

E qual será mesmo a missão dele neste contexto? “Fui convidado pelo presidente da Fecomércio, o deputado federal Laércio Oliveira, para realizar um trabalho no Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, potencializando as ações institucionais e dando mais visibilidade ao impacto social provocado pelas atividades do Sesc e Senac, para que mais pessoas possam ter as suas vidas transformadas”, diz Lúcio.

Tradução disso: Lúcio Flávio Rocha está à frente do Núcleo de Comunicação e Marketing, que responde pela imagem das três instituições - e imagem é tudo -, e não nega esforços para fazer aparecer o que há de bom nas ações das entidades. Ali, a sua missão, adverte, é de “implementar processos disruptivos de comunicação, já que a gestão Laércio está sendo revolucionária”. Veja nesta breve entrevista um pouco mais da visão de Lúcio Flávio Rocha à frente da gestão comunicacional dessas entidades. 

Aparte - Quais são as atribuições do senhor no comando da Comunicação Social da Fecomércio?
Lúcio Flávio Rocha -
Minha formação é na área de marketing e minha atuação profissional sempre foi neste mercado. Tive a oportunidade de realizar ações muito bem sucedidas em outra importante entidade empresarial, a Associação Comercial, e por isto fui convidado pelo presidente da Fecomércio, o deputado federal Laércio Oliveira, para realizar um trabalho semelhante no Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, potencializando as ações institucionais e dando mais visibilidade ao impacto social provocado pelas atividades do Sesc e Senac, para que mais pessoas possam ter as suas vidas transformadas. Fui convidado para estar à frente do Núcleo de Comunicação e Marketing, que responde pela imagem das três instituições, para implementar processos disruptivos de comunicação, já que a gestão Laércio está sendo revolucionária.

Aparte - Que infraestrutura técnica de Comunicação o senhor encontrou para dar vazão a esse projeto?
LFR -
O Sistema Fecomércio é intenso, vivo e pulsante. Encontrei no Núcleo de Comunicação e Marketing uma equipe formada por excelentes profissionais e estrutura de equipamentos de ponta. O presidente não poupa esforços e investimentos para proporcionar a melhor infraestrutura possível para todos os serviços que prestamos, seja em nosso Núcleo ou fora dele. Mesmo assim, estamos imprimindo um novo ritmo, e com isto já começamos a aumentar o tamanho da equipe e trazer novas ferramentas e tecnologias. As ações do Sistema são incontáveis e temos a missão de torná-las públicas para a imprensa e para a sociedade. Temos um jornalismo de alta qualidade e estamos evoluindo nos processos de inovação da comunicação corporativa, elevando os resultados que já eram referência no Brasil para um patamar ainda mais alto.

Aparte - Quais são as ações em benefício da vida sergipana que a Fecomércio pratica e poucas pessoas conhecem?
LFR -
A Fecomércio é o braço executivo do Sistema. A Federação atua junto aos sindicatos patronais, empresas e setor público, promovendo as melhorias para o funcionamento do mercado, com o objetivo da evolução empresarial e geração de emprego, e não se resume a isso no seu papel de transformação social. Ela tem como braços operacionais o Sesc e o Senac. O Sesc atua nas áreas sociais para trazer qualidade de vida aos trabalhadores do comércio através de restaurantes, academias de ginástica, escolas, hotéis, balneários, bibliotecas, galerias de arte, assistência social, valorização dos idosos, clínicas odontológicas além de unidades móveis de exames para a mulher. O Sesc também atua na arrecadação e doação de alimentos para mais de 60 mil famílias por meio do programa chamado Mesa Brasil. 

Aparte – Como é a atuação do Senac?
LFR -
O Senac atua na educação profissionalizante e na inserção do comerciário no mercado de trabalho, sendo a maior escola profissional de Sergipe, e isso com quase 70% de seus cursos sendo gratuitos, criando oportunidades para todos. Através das suas ações, o Sistema tem mudado o rumo de muitas vidas, de crianças até idosos.

Aparte - As atividades da Fecomércio conseguem chegar aos 75 municípios sergipanos?
LFR -
Sim. Através das nossas instalações físicas e das unidades itinerantes, temos a capacidade de atender a todos os municípios sergipanos. O Sistema está presente com instalações fixas nos municípios de Socorro, Indiaroba, Itabaiana, Tobias Barreto, Lagarto, Itabaiana, na capital Aracaju e estará chegando em Glória, logo em breve. Além disto, o Sistema possui sete unidades móveis para ações itinerantes de saúde e educação entre Sesc e Senac, sendo três carretas-escola, dois caminhões biblioteca, uma carreta com quatro consultórios odontológicos e um caminhão que faz exames de mamografia e cuida da saúde da mulher, além de dois caminhões do Mesa Brasil. O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac transforma vidas por meio da educação e salva vidas cuidando da saúde das pessoas, bem como combate à fome, levando alimento para as pessoas que vivem sofrendo com esse drama.

Aparte - Quem são, preferencialmente, os beneficiados da Fecomércio e das suas entidades agregadas?
LFR -
Sem sombra de dúvidas, o beneficiário direto é o trabalhador do comércio de bens e serviços e do turismo. É para ele que existe o Sistema e é para ele que o presidente direciona todos os esforços e investimentos. Em nossas reuniões, o presidente Laércio Oliveira faz questão de citar sempre que, se podemos oferecer o melhor aos comerciários em sua gestão, não ofereçamos nada menos que isto.

Aparte - Quem custeia as ações da Fecomércio e das suas entidades congêneres?
LFR -
Muitas pessoas acreditam que a Federação do Comércio é um órgão público, ou que funciona com dinheiro público. Na verdade não é. Ela opera com recursos oriundos da contribuição sindical patronal e da folha de pagamento, paga pelos empresários do setor terciário. Ou seja: são os empresários que subsidiam o Sistema que atua em benefício dos trabalhadores do comércio. Um grande exemplo disto foi o espetáculo Natal Iluminado, uma ideia brilhante do presidente Laércio Oliveira que trouxe turistas e alavancou as vendas do comércio de Aracaju, realizado com recursos próprios da Fecomércio e apoio de patrocinadores.

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