Aparte
Laércio Oliveira e a construção da futura candidatura (só) majoritária

Laércio Oliveira: será que ficaria de fora em 2022 se não se viabilizar majoritário?

O deputado federal Laércio Oliveira, PP, não fatura como plenamente real aquele vídeo em que ele aparece dizendo que saiam da frente dele porque a partir de agora só disputará mandatos majoritários. Ou seja, que não irá para uma quarta eleição de deputado federal lá em 2022.  

Mas no fundo daquela brincadeira, gravada por um amigo e aliado dele no dia da diplomação dos eleitos pelo TRE de Sergipe, existe uma verdade que Laércio quer trabalhar para que seja absoluta. “Eu não pretendo mesmo uma nova reeleição para Câmara Federal”, traduz ele.

Para Laércio, seu universo de ação, a partir de agora, é o trabalho pela construção do seu nome para tentar suceder o governador Belivaldo Chagas em 2022 no Governo do Estado. Trabalhozinho espinhoso, há de se admitir.

Laércio Oliveira não subestima a eleição municipal de Aracaju em 2020, mas faz uma curva para dizer que ela não é propriamente o seu foco quando fala em disputas majoritárias daqui pra frente.

Laércio sabe que, entre outros grupos que estão de olho no Governo de Sergipe em 2022, como os do PSD dos Mitidieri e do PT, de Rogério Carvalho, ele estará numa espécie de dificuldade, ou desvantagem, por estar sem uma grande estrutura. “Mas não me importo com isso. Vou construir os meus meios”, afirma ele.

De antemão, Laércio adverte que seu projeto, se tiver que acontecer, será dentro do contexto de aliado de Belivaldo Chagas. “Meu apoio a ele vai até o último dia do mandato”, avisa. E faz outra advertência significativa: não pala pelo seu projeto político aceitar a disputa de uma vice-Governadoria.

Na verdade, Laércio tentou dar esse passo largo de um mandato majoritário já agora em 2018. Por algum leve período, ele ensaiou uma candidatura ao Governo. Não deu certo. Migrou para um ensaio mais alongado de uma candidatura ao senado. Idem.

Resultado: ele terminou como o segundo deputado federal mais bem votado das eleições passadas. Claro que não faz errado em começar a se projetar para 2022, com os mesmos objetivos que ele não conseguiu em 2018 - não merece, no entanto, é aparecer com aquela imagem estabanada com a qual caiu nas mídias sociais.

(Quem não conhece Laércio de perto, pouco sabe de um lado extremamente brincalhão e jocoso dele na hora em que acha que deve ser brincalhão e jocoso. A hora daquele vídeo não parecia a mais apropriada, mas ele certamente estava embriagado pelo poder do diploma de eleito que acabara de receber e pela amizade de quem gravou a brincadeira-séria).

O que esta coluna duvida é que, uma vez não conseguindo se viabilizar candidato ao Governo para 2022, o Laércio sério fique sem disputar o quarto mandato de deputado federal. Afinal, ele é um animalzinho bem político.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.