Aparte
OPINIÃO - Jackson Barreto é fator surpresa desta sucessão de 2018

Adalberto Vasconcelos: \"ninguém subestime a expertise do governador Jackson Barreto no jogo político\"

[*] Adalberto Vasconcelos Andrade

Ninguém subestime a expertise do governador Jackson Barreto no jogo político. Quando se sente acuado, ele cria alternativas que, às vezes, surpreendem até quem caminha de mãos dadas no mesmo projeto.

Enquanto os grupos de oposição se digladiam entre si medindo forças, JB, com sua paciência de monge tibetano, vai encaixando as peças do quebra-cabeça na formação da chapa majoritária - sem pressa e sem drama -, e com a chancela das principais lideranças do seu agrupamento.

Aliás, esse tem sido o grande mérito de Jackson. Claro que é difícil atender a todos, principalmente a quem reclama - ou deseja - ocupar o mesmo espaço que ele. Estou me referindo ao PRB de Heleno Silva e Jony Marcos.

Só o Senado interessa ao ex-deputado e ex-prefeito de Canindé de São Francisco. Sem espaço na chapa majoritária liderada pelo governador, é bem provável que a sigla desembarque da base governista.

Como tem peso e voto, os líderes da oposição têm interesse no passe dele e estão dispostos a ceder uma das vagas pro Senado a Heleno. Assim sendo, resta ao PRB optar pelo ninho tucano de Eduardo Amorim ou a toca da pomba dos Valadares.  

Se isso acontecer - e caminha pra tanto -, a chapa majoritária da situação está praticamente pronta. Como bom técnico no jogo político, Jackson vai buscar uma solução caseira - visando fortalecer o agrupamento e compensar a provável saída do PRB da base governista -, mas sem gerar novos conflitos ou ciúmes entre as principais lideranças que o acompanham desde 2014, quando foi eleito governador. 

A grande surpresa pode vir a ser a confirmação do nome do ex-deputado e ex-prefeito de Estância Ivan Leite, PRB, como candidato a vice na chapa de Belivaldo Chagas, MDB. Há grande chance de isso acontecer. Por que? Acredito que por dois motivos simples. 

Um, Ivan Leite já se pronunciou em diversas ocasiões - inclusive aqui neste portal JLPolítica -, que continua aliado do governador e que não tem a intenção de mudar de rota. Um sinal ou uma forte evidência de que veio pra ficar? 

A segunda hipótese - mais em razão da primeira - é o vice-governador Belivaldo Chagas migrar para o PSD dos Mittidieri. Desde sempre, o partido pleiteou a vaga de vice ou a filiação do pré-candidato ao governo do Estado nele.

Isso feito, abre-se o caminho para Ivan Leite, que só precisa filiar-se a um partido da base governista e todas as peças do quebra-cabeça se encaixam.

Porque, no mais, Ivan é sem dúvida um bom nome - leve, limpo e bem conceituado no meio político e empresarial da sociedade sergipana. Só resta saber se o convite feito foi e aceito. Logo em breve saberemos.

[*] É administrador de empresas, policial rodoviário federal aposentado e escritor.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.