Aparte
Amintas faz da Câmara de Aracaju um circo de horror com ameaças a Vinicius Porto

Cabo Amintas: homem que é homem sai no murro

É claro que os plenários das casas parlamentares brasileiras, do Congresso Nacional às Câmaras de Vereadores de grotões, não são territórios habitados por santos com halos sobre os cocurutos.

Nesses espaços há pessoas de verdade e, como tais, perdem as estribeiras nos momentos mais acalorados - e como consequência disso já houve até morte no plenário do Senado brasileiro.

Mas os tempos mudaram e o espetáculo de agressões verbais nesta quarta entre os vereadores de Aracaju Cabo Amintas e Vinicius Porto - mais do Cabo contra Vinicius -, não cabe mais na pauta. Pelo menos numa pauta cidadã.

Pouco importa qual seja o tema em debate. Pouco importa qual seja a discordância ou a desavença entre eles - nada justifica o acontecimento desta quarta-feira, 17, que, por fim, só servirá para levar uma imagem ruim de Aracaju pelo mundo afora.

O caso do bate-boca da Câmara de Aracaju se inicia por uma desaprovação de Vinicius, que é governista, a um vídeo que Amintas, que é oposicionista, teria feito contra o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira.

Vinícius Porto se queixava que Amintas tinha feito o vídeo com todas as falas do prefeito picotadas, montadas e fora de contexto. Para a desgraça dos dois - bem mais de Amintas que de Vinicius -, o que vaza do plenário sobre o momento de discussão é só a agressão.

Para as multidões alcançadas pelos vídeos ficará de fora a parte da razão para valer apenas a da barbárie. O motivo gerador da briga desapareceu. “A partir de ontem eu não acredito e não vou mais acreditar. Não vou dar a ousadia de perder meu tempo ouvindo mentiras da oposição. O que foi feito ontem foi uma falta de respeito com a população aracajuana”, diz Vinicius, já sentado em sua poltrona no plenário.

Ao redor de Vinicius, de pé, há um ensandecido Cabo Amintas chamando-o para a luta corporal - com outros vereadores afastando-o. E o que sai disso é a mais pura violência. “Você não quer brigar porque você não é homem. Seja homem, porra. Honre as calças que veste. Você é cínico. Você é cínico, moleque. Assuma pro povo, como é que você ganha eleição. Diga aqui que é mentira 1.295 nomeações”, diz o Cabo vereador.

Como se vê, no calor da raiva e do desafio, Cabo Amintas ostenta velhos e manjados estereótipos, que supúnhamos banidos das relações sociais e políticas, segundo os quais homem que é homem resolve tudo na briga, na mão grande, na paulada. Senão, “porra”, não é homem, e não honra as calças que veste.

Claro que o Cabo Amintas estava de cabeça fervendo. Mas é nessas horas que se sabe o que subjaz do inconsciente da pessoa. E pelo que ele deixou vazar, não é nada simpático. Amintas, de 47 anos, não é mais um menino. Teve todo um tempo para aprender com a vida. Será que ele insistiu em jogar esse tempo fora?

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.