Aparte
Marcio Macedo defende a valorização da educação pública

Marcio Macedo: “Gestão eficiente é aquela que investe na educação pública” 

Somente quem viveu nas salas de aula, no dia a dia de uma escola, sabe, de fato, quais as reais necessidades educacionais da criança e do adolescente. E, para Marcio Macedo, esse assunto traz certa intimidade. É fácil de ser discutido. Com formação em biologia, ao longo da vida, ele vem atuando com projetos educativos dentro e fora do ambiente escolar, tanto como professor quanto na carreira política.

Prova disso são os diversos recursos destinados à Sergipe no período em que foi deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores. As ações e investimentos voltados à educação pública sempre fizeram parte de sua caminhada – em todos os desafios que assumiu ao longo de sua história.

Para Márcio, atuações específicas para a educação pública, do infantil ao ensino superior, são primordiais e devem ter uma atenção especial por parte dos gestores.

"Somente com uma educação pública de qualidade poderemos transformar a vida de crianças, adolescentes e jovens. Porque é pela educação que as mudanças sociais surgem. Educação salva. Transforma. Então, um bom gestor é aquele que investe em áreas que favorecem o povo pobre, contribuindo, assim, com uma sociedade mais justa, desenvolvida e, acima de tudo, inclusiva", destaca Marcio.

Na Prefeitura de Aracaju, junto ao então prefeito Marcelo Déda, o petista esteve à frente da Secretaria Municipal de Participação Popular e do Orçamento Participativo, sendo corresponsável por diversos serviços que beneficiaram o povo aracajuano. “As obras que Déda realizou em Aracaju, tiveram minha participação direta. Principalmente às voltadas à educação. E isso foi muito importante, porque me fez conhecer a carência do nosso povo, do ensino de nossas crianças, da estrutura educacional que tinham à época e, sabendo disso, das reais necessidades, pudemos trabalhar e ajudar a melhor a qualidade do ensino delas”, relembra.

"Infelizmente, isso deixou de ser uma realidade em nossa cidade. O povo não é mais recebido para o diálogo. As escolas e estudantes não têm mais a mesma atenção que tiveram na gestão do PT. Foram esquecidos. Deixaram de ser prioridade. Mas isso vai mudar", complementa. 

OUTRAS AÇÕES

Durante mandato de deputado federal, entre os anos de 2011 e 2014, Márcio Macêdo liderou a bancada do PT na votação que aprovou o projeto de lei 4.529-B/2004, que instituiu o Estatuto da Juventude e também definiu princípios e diretrizes para o Poder Público criar e organizar políticas para cidadãos de 15 a 29 anos de idade. 

O Estatuto, conforme texto, "estabelece direitos e normas gerais para as políticas setoriais organizado da seguinte forma: cidadania, participação social e política e representação juvenil; educação; profissionalização, trabalho e renda; igualdade; saúde; cultura; desporto e lazer, e meio ambiente ecologicamente equilibrado".

Entre os trabalhos mais relevantes na Câmara dos Deputados, Márcio também se empenhou no envio de emendas para a construção de quadras esportivas, praças, unidades de saúde, compra de ônibus escolar e equipamentos para os conselhos tutelares, além da reforma de diversas escolas na capital e interior sergipano.

Além disso, é também de sua autoria a emenda de bancada que destinou a liberação de 13 milhões de reais para a Universidade Federal de Sergipe - UFS -, sendo aplicados diretamente nas obras da Didática VII, prédio de seis andares no campus de São Cristóvão, conforme ressaltou, à época, a própria instituição.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.