Aparte
Opinião - São Cristóvão e seus 17 (?) vereadores
914bfd6b369f877f

[*] Henrique Alves da Rocha

Oficialmente, o município de São Cristóvão possui 15 vereadores, mas nos últimos dias o prefeito Marcos Santana conseguiu a proeza da multiplicação das vagas do Legislativo e com apenas uma canetada, ou melhor, com duas canetadas.

No último dia 8 de agosto foi anunciado o nome do vereador Irmão Gibson, de sua base aliada para a “complexa” Secretaria de Assuntos Parlamentares.

Digo complexa porque dos 15 vereadores, apenas um exerce uma efetiva oposição: o vereador Lilo, e deve ser muito complexo administrar essa relação republicana.

E a desculpa semana passada foi a de que a nomeação do vereador Irmão Gibson como secretário se deu para fortalecer a relação com o Legislativo.

Pois bem: parece que essa relação não foi muito bem “fortalecida”, pois hoje apenas quatro dias depois do suposto fortalecimento, eis que o recém-nomeado secretário foi substituído pelo vereador Regis, sendo o Irmão Gibson deslocado para a atuante Secretaria de Esportes.

O suplente de vereador Adailton Silva, que ocupava a Secretaria de Esportes, ocupará uma cadeira no Legislativo Municipal. O vereador Regis, deslocado para a complexa Secretaria de Assuntos Parlamentares, abre espaço para seu suplente, José Edinaldo dos Santos, conhecido como Nal do Maria do Carmo.

Essa movimentação das peças no tabuleiro do xadrez político é natural, e comprova a antecipação das articulações políticas feitas por Marcos Santana para o pleito eleitoral de 2020, o que vinha sendo negado veementemente por ele.

Essa jogada, embora meio confusa e desarticulada de “vai e vem” de secretarias foi a forma encontrada para cooptar apoio de suplentes de vereador por uma administração perdida entre propagandas globais, caras, feitas no intervalo do Fantástico e a acessibilidade de um povo prejudicada pelas precárias vias de acesso aos bairros e povoados de nossa cidade.

Por enquanto, vamos ficando por aqui, aguardando o dia em que a nomeação ou substituição de um secretário vise o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida de nosso povo sancristovense.

[*] É coronel aposentado da Polícia Militar de Sergipe e presidente do Diretório Municipal do Cidadania de São Cristóvão.