Aparte
Renovação foi ponto forte da eleição em Sergipe deste ano
F0e88c12dd120c4b

Eduardo Macêdo: resultado das eleições aqui foi positivo

Essa é a conclusão a que chegam os sociólogos e analistas políticos ouvidos pelo Portal JLPolítica nesta Reportagem Especial que traz uma análise para além dos números dos resultados das urnas agora em 2018.                      

“Vejo como positivo o resultado das eleições aqui, já que tivemos no Senado Federal renovação em 100% dos nossos representantes”, afirma Eduardo Macêdo, analista político, advogado e professor de Direito Constitucional e Direito Eleitoral.

No entanto, na opinião de Marcelo Ennes, essa renovação se deu numa direção mais conservadora. “Está claro que foi uma renovação por meio de eleição de candidatos e partidos situados mais no centro e à direita do espectro político. Houve essa renovação parcial, mas ela parece ter sido na direção de legisladores mais conservadores”, ressalta o sociólogo.

O fato é que tanto a bancada federal quanto a estadual terão, a partir de 2019, 50% de novos parlamentares. Além disso, Sergipe também terá mais mulheres e maior representação dos municípios na Assembleia Legislativa do Estado. “Tivemos um voto afirmativo de cidadania. Ou seja, a aproximação do eleitor em relação ao seu candidato”, argumenta Macedo.

O delegado Alessandro Vieira, eleito senador com mais de 470 mil votos, também credita os resultados a esse desejo de mudança no cenário político. “Quando quase 500 mil pessoas votaram em mim, afastando personalidades notáveis da política, deram um recado claro de queriam renovação. E a hora da mudança chegou”, garante Alessandro.

Ele e Talysson Costa, o estadual mais votado, definem suas vitórias como históricas. “Atribuo a confiança de cada amigo, ao reconhecimento do trabalho do meu pai nos quatro cantos de Sergipe e ao desejo da população de renovar, de dar uma oportunidade à renovação. O povo nos acolheu nos dando uma prova de que um jovem, do interior, pode fazer a diferença numa eleição”, destaca.

A Reportagem Especial, que conta com a participação de outros eleitos, estará disponível neste domingo, 14, a partir das 20h.