Aparte
O que guardam reticências e monossílabos de Ivan Leite no reino de Estância?

Ivan Leite: cheio de distanciamentos para tratar da política de Estância

O engenheiro, político e empresário Ivan Leite, PRB, é uma figura vistosa na política de Sergipe, a partir da municipal de Estância.

Basta dizer que em nome dessa cidade ele já foi deputado estadual por dois mandatos e é o único ente político a ter sido reeleito prefeito da velha e iconoclasta Estância.

Cuidando dos negócios na companhia de distribuição de energia elétrica da família, a Sulgipe, Ivan mantém um pé no poder, com a esposa Adriana Leite ocupando o posto de vice-prefeita na gestão de Gilson Andrade.

Em Estância, volta e meia um boato bota o nome dele no centro de um redemoinho. O mais reiterativo deles, aponta para rusgas e queixas contra o amigo Gilson Andrade, que já lhe foi vice-prefeito.

Os dois andaram, de fato, medindo forças em queda de braços entre o final do ano passado e o começo deste. Mas parece que ouviram o gonzo soar e estão quietos. Embora haja quem diga que não é bem assim.  

Ivan Leite, no entanto, observa a tudo guardado num arsenal de reticências e de monossílabos. Essa Coluna lhe pergunta se tem queixas públicas e abertas contra Gilson. Ele sacode de volta uns caroços de monossílabos: “As que eventualmente eu tenha, me reporto diretamente a ele”, diz, e ri.

Coluna provoca-lhe mais: “Não é incondicional que Adriana repita em 2020 a chapa de 2016 ao lado de Gilson?”. “Ele não afirmou isso. Não tem porque ela afirmar”, murmura Ivan. Haveria muito dito nesse murmúrio? Em Estância diz-se que chega a ser impressionante como Gilson fecha as portas a Adriana. Os abelhudos veem nisso receio de crescimento dela.

E será que Ivan, como chefe político, af!, admite ver Adriana Leite fora da disputa em 2020? “Em princípio, não vejo”, responde. E ele próprio, Ivan Leite, se vê pessoalmente na disputa de Estância? “Em princípio não, mas não é uma impossibilidade”

Em Estância, há quem jure que Ivan e o ex-prefeito Carlos Mango, PSB, seu velho oponente, estariam em colóquio de entendimentos para 2020. Fala aí, Ivan: “Só se for por telepatia”, diz, meio anárquico.

E das tais chances reais que Márcio Souza estaria reunindo para dessa vez chegar à Prefeitura? Ele cai na ululância: “Todos que são candidatos têm chances de chegar ao poder. Alguns, chances maiores. Outros, menores. Mas todos têm”, diz, rindo muito diante da insistência pró-Márcio. “Ele tem chances reais, demostradas pelas últimas votações, sobretudo”, concede. Mais além não vai.

Num ponto, Ivan sai da calha monossilábica: é quando aponta certas dificuldades no processo eleitoral para o ano que vem. “O quadro está ficando mais indefinido na questão geral da sucessão do município de Estância”, diz ele.

E disso se deduz o quê? “A partir daí, deduz-se que nós vamos analisar os vários cenários, a posição de cada um, porque a de Adriana será tomada a partir das decisões dela e não ficará condicionada a atender a desejos eleitorais seja lá de quem for”, avisa. Epa, aqui terá falado grosso?

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.