YoutubeFacebookTwitterInstagram
Aparte
Author bc92de88786c313d
Jozailto Lima

É jornalista há 36 anos, tem formação pela Unit e é fundador do Portal JLPolítica. É poeta.

João Daniel: “Lula vai puxar grande ato em defesa da Constituição e da democracia”
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
85f03ec4b239405c

João Daniel: “Não temo que a liberdade de Lula possa levar a uma conflagração nacional"

O presidente do PT de Sergipe, ex-deputado estadual e atual deputado federal João Daniel, PT, disse à Coluna Aparte que a liberação do ex-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva, PT, da prisão nesta sexta-feira sinaliza um momento de retomada da democracia brasileira e de combate ao que ele chama de Governo “reacionário e conservador” de Jair Bolsonaro, PSL.

“A liberdade de Lula vai trazer o grande movimento de múltipla esquerda para colocar no lugar esse governo reacionário, conservador e de extrema direita que está destruindo o Brasil”, disse o deputado.

João Daniel acompanhou do Recife, em Pernambuco, onde estava em agenda oficial, a decisão judiciária que librou Lula da cadeia nesta sexta.

Mas à distância, participou das decisões orquestradas em Aracaju a partir da casa do senador Rogério Carvalho, PT, que culminou com uma manifestação na sede do Diretório Estadual do PT e nas ruas.

“O PT fez uma concentração e uma manifestação pública nas ruas de Aracaju. Não podíamos deixar de comemorar”, diz o deputado. Lula ficou detido na carceragem da Polícia Federal em Curitiba por um ano e sete meses - desde o dia 7 de abril de 2018. Ele foi condenado em segunda instância no caso do apartamento tríplex no Guarujá, em São Paulo.

“A soltura do Lula é a garantida da movimentação que faltava para as ruas e o para o povo brasileiro. Este é o momento da retomada e da volta da democracia, do funcionamento das instituições e da libertação de um preso político que era o ex-presidente Lula. O PT de Sergipe e o nacional vão retomar um grande debate sobre o momento vivido no Brasil”, disse João Daniel.

O presidente do PT de Sergipe disse, ainda, que não receia que com Lula fora da prisão possa haver um momento de agravamento das tensões políticas no Brasil.

“Não temo que a liberdade de Lula possa levar a uma conflagração nacional de ânimos. Lula é um cara pacífico. Lula vai puxar um grande ato em defesa da Constituição e da democracia. Em defesa da soberania nacional e da autoestima do povo brasileiro”, disse João Daniel.

O deputado admitiu que não conta com a possibilidade de Lula voltar a ser preso. “Lutaremos contra isso e com certeza não acontecerá”, disse João Daniel.