Aparte
Reportagem Especial apresenta exemplos do Ideb para educação básica em Sergipe
932094b760d614bb

Thiago Carvalho: “Começamos a combater a multisseriação, fechando escolas”

Criado em 2007 pelo Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, - o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb - é um dos grandes termômetros para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas do Brasil, assim como serve para reflexão e extração de bons exemplos.

Mesmo ainda tendo muito que evoluir quando se leva em consideração a nota do Estado como um todo - Sergipe melhorou a nota do Ideb 2015, mas não atingiu a meta para 2017 -, aqui tem vários exemplos tanto na rede estadual quanto na municipal. As escolas do Município de Itabaianinha são um desses modelos a serem seguidos.

No último Ideb, Itabaianinha conquistou a segunda colocação entre os municípios de Sergipe nos anos iniciais do ensino fundamental - nota 4,9 - e a segunda colocação nos anos finais do fundamental, com 4,3.

A eficiência do município no investimento na educação também foi comprovado por estudo técnico do Ministério Público de Contas do Estado, colocando a cidade em primeiro lugar ao calcular a nota do Ideb com a quantidade de recursos investidos por aluno. Isso é tema da Reportagem Especial do JLPolítica.

De acordo com o secretário de Educação de Itabaianinha, Thiago Carvalho, uma série de fatores levaram o município a esta posição de destaque. “Começamos um projeto audacioso a partir de 2017. O prefeito colocou a educação como maior bandeira da gestão. E graças a Deus nesses dois anos conseguimos galgar degraus importantes”, afirma.

“Primeira coisa que fizemos foi uma parceria com a ex-secretária (da Educação) de Sobral, município do Ceará que é referência em educação básica no Brasil”, informa o secretário. Ela foi uma grande consultora na área educacional. “Logo depois começamos a combater a multisseriação, fechando escolas”, explica Thiago Carvalho.

Confira a série de fatores que levaram as escolas de Itabaianinha e escolas de outros municípios a conquistar destaque na educação na Reportagem Especial do JLPolítica desta domingo, 13, a partir das 20h.