YoutubeFacebookTwitterInstagram
Aparte
Author bc92de88786c313d
Jozailto

Jozailto Lima é jornalista há 36 anos, tem formação pela Unit e é fundador do Portal JLPolítica. É poeta.

Leda Lúcia na Inclusão Social é cota dupla de Eliane Aquino e do PT
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
83a1558cb90bbe74

Eliane Aquino, com Leda Lúcia, levou a cota do PT

A nomeação da médica Leda Lúcia Couto de Vasconcelos para o comando da Secretária de Estado da Inclusão Social é uma vitória da vice-governadora Eliane Aquino, PT, mas não poderá ser apartada da cota institucional de todo o PT sergipano.

Essa extensão do nome de Leda à condição petista é algo que o governador Belivaldo Chagas, PSD, faz questão de deixar bem patente tanto para Eliane Aquino quanto para as demais lideranças que compõem o PT de Sergipe.

Ou seja, no primeiro escalão não caberá mais ao PT reivindicar qualquer indicação de outro nome para Secretaria. A definição da Secretaria de Estado da Inclusão Social se deu tardiamente, mas, segundo se observa nos bastidores do Governo, não foi por qualquer indecisões de Belivaldo Chagas e sim por causa de vacilos de Eliane Aquino.

Ainda na fase de montagem do Governo, Belivaldo consultou se Eliane queria esse posto. Politicamente tímida, ela disse que não - mas estava falando de um não querer para ela exercer pessoalmente a Secretaria.

Mais tarde, quando Belivaldo já discutia com o PSD e o deputado federal Fábio Mitidieri a indicação de alguém para esta Secretaria, Eliane Aquino manifestou interesse pela área.

Atencioso à pretensão de sua vice-governadora, Belivaldo chamou Fábio para uma nova rodada de conversas e este abriu mão do pleito desta Secretaria para acomodar os interesses de Eliane Aquino.

Resta saber agora se o PT e os petistas para além de Eliane Aquino dar-se-ão por contemplados pela indicação de Leda Lúcia que, para além dessas discussõezinhas de cota, é considerada um grande quadro.