Aparte
Atuação na saúde marca primeiro ano do mandato de Janier Mota
20e7d8cd19fcf019

Janier Mota: balanço positivo e mais expectativa para 2020

Com os trabalhos no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe se aproximando do fim - se encerrarão, pelo novo calendário, no dia 22 de dezembro -, a deputada Janier Mota avalia positivamente sua atuação em 2019.

Para Janier Mota, o primeiro ano do seu mandato terá sido marcado, principalmente, na área da saúde. Parlamentar de primeiro mandato, ela já assumiu a Presidência da Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Presidência Social da Alese.

“Sempre tive um carinho especial por essa área e um desejo concreto de poder auxiliar o povo sergipano. Por isso, neste ano que já está findando, estive em diversas reuniões com a equipe da Secretaria de Estado da Saúde, com o secretário da Casa Civil e com o próprio governador Belivaldo Chagas, levando as demandas da população”, diz Janier Mota.

Um dos projetos que exigiram de Janier um extenso trabalho ao longo de 2019, foi a ação Saúde Sergipe Cidadã realizada em Itabaianinha, município em que a parlamentar mora e onde era até 2018 vice-prefeita.

O Saúde Sergipe Cidadã realizou 860 atendimentos e 278 exames, entre eles ultrassonografia da mama, da próstata, do fígado, mamografia e transvaginal. E o principal dessa ação foi a entrega de alguns resultados de forma imediata e o encaminhamento a hospitais das pessoas que precisavam de tratamento.

“Conseguimos tirar a Carreta da Mulher que estava parada em Aracaju e levar pra outro município, pela primeira vez. Além disso, também levamos a Carreta do Homem, serviços do Hemose, Samu e consultas com médicos de diversas especialidades”, diz a parlamentar.

“Algumas mulheres, por exemplo, aos 70 anos de idade, nos relataram que nunca tinham feito uma mamografia. Algo que até hoje me deixa grata sobre essa ação é ver pessoas que tiveram algo detectado durante as atividades foram encaminhadas e já estão em tratamento. Por isso, fiquei extremamente feliz em ter conseguido realizar essa ação”, pontuou a deputada.

Outra luta da parlamentar é pela melhoria do Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, que atende cerca de 6 mil pessoas por mês. “Aquela unidade é fundamental para o funcionamento da saúde estadual, inclusive desafogando o Huse. Através do nosso mandato, conseguimos fazer andar a reforma externa e de algumas partes internas. Conseguimos também a aquisição de mais uma ambulância e mais um cirurgião geral para os sábados”, destacou Janier.

Saindo um pouco da esfera da saúde, Janier Mota também esteve na Presidência do Banese, onde foi possível disponibilizar uma linha de crédito para os pequenos empresários de fabriquetas de leite e queijo situados no Sertão e Alto Sertão sergipano. “Na verdade foi uma conversa entre vários órgãos e conseguimos ainda facilitar a burocracia para que esses produtores pudessem obter suas licenças com mais facilidade”, afirmou.

Outros dois projetos do mandato de Janier Mota merecem destaque. O primeiro deles foi o Refis 2019, que a parlamentar já havia solicitado através de indicação, ainda em março, e em novembro o Poder Executivo a transformou em projeto de lei, que foi aprovado na Alese e já está valendo. “Agora os condutores com IPVA em atraso poderão ter até 95% de desconto na multa e 85% nos juros de mora”, explicou Janier.

O segundo foi o projeto que pede a instituição do Carnaval de Itabaianinha como Patrimônio Cultural do Estado. “Já se tornou uma festa fixa no calendário local, com manifestações culturais, desfiles das Escolas de Samba municipais e é um evento que contribui muito para o aquecimento da economia e a geração de renda da população”, diz Janier. Para 2020, Janier Mota se diz preparada e promete que desenvolverá ainda mais projetos que beneficiarão o Estado.