Aparte
Jeferson Andrade diz que Sergipe não aguenta mais esperar pela duplicação da 101
C02a3743a196bf35

Jeferson Andrade: que se conte com o apoio de Hamilton Mourão

O deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Sergipe, Jeferson Andrade, PSD, defendeu nesta quarta-feira, 27, que o Governo do Brasil deve se esforçar para dotar Sergipe de uma duplicação total do trecho da BR-101 que corta o Estado.

Para este parlamentar, a demora para que se duplique esta BR na parte sergipana é incompatível com o pequeno trecho que atende a Sergipe, com as necessidades e com o significado disso para o Estado.

“Ora, não chega a 220 quilômetros a distância entre as divisas com a Bahia e com Alagoas, de Cristinápolis a Propriá. São 117 quilômetros de Cristinápolis a Aracaju e 97 quilômetros de Aracaju a Propriá, dando algo em torno de 214 quilômetros, com o trecho de Estância a Aracaju já duplicado e tendo pequenos trechos entre a capital e Propriá já adiantados. O que falta parta que se faça o resto?”, questionou Jeferson em fala para a Coluna Aparte.

O deputado do PSD nem coloca culpa na bancada federal de Sergipe no Congresso Nacional por essa atraso na obra. Ao contrário. “Eu entendo que nossos deputados federais e senadores têm feito a parte deles. Agora, acho que a decisão final tem de ser do Governo Federal. Nada justifica que em, se tendo um trecho tão pequeno, Sergipe não possa ter a duplicação da 101 já concluída. E olhe que já se vai perto dos 30 anos nessa demanda”, disse ele.

Jeferson Andrade entende que sem a duplicação da BR-101, Sergipe fica com dois prejuízos visíveis. Primeiro, internamente, com restrições de transporte mais seguro para as suas riquezas “e, sobretudo, as suas pessoas”. “Segundo, com a dificultação no tráfego das riquezas que circulam do Sudeste para o Nordeste, e do inverso, e que passam pelo solo sergipano. Vejamos que Alagoas e Bahia avançam nessa duplicação”, diz o parlamentar.

“Essa demora não favorece a ninguém e nem pode ficar assim. É hora de nos unirmos e buscar solução junto ao Governo Federal. O vice-presidente Hamilton Mourão, quando esteve recentemente aqui e recebeu o título de cidadão sergipano, não disse que estaria a serviço de Sergipe? Pois que contemos com o apoio dele nesta hora”, diz o deputado.