Aparte
Vice-presidente Mourão deixa Sergipe com promessa de que Governo Federal ajudará Estado

Hamilton Mourão: solenidade muito concorrida

A mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Sergipe, a Medalha do Mérito Parlamentar foi entregue na tarde desta sexta-feira, 4, ao general do Exército Brasileiro e vice-presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão, PRTB.

Indicado pelo deputado Capitão Samuel Barreto, PSC, o homenageado cumpriu agenda em Sergipe e já retornou à Brasília. No discurso de agradecimento, em sessão especial no plenário da Alese, o general disse que o Governo Federal não se furtará a ajudar o Estado de Sergipe.

“Essa medalha tem um significado muito grande pra mim. A minha passagem por esse Estado foi muito remota no tempo em que servi em Pernambuco na década de 70 e de lá pra cá não tive oportunidades de passar por aqui. Sergipe tem uma história gloriosa dentro da formação da nacionalidade brasileira. Hoje fui à São Cristóvão e ali a gente respira história”, afirmou o vice-presidente da República. Ele acrescentou que Sergipe “é grande na capacidade de sua gente e na quantidade de sergipanos ilustres”.

O general Hamilton Mourão disse não ter a menor dúvida de que o conjunto daqueles que representam a vontade do povo sergipano irá construir um novo momento de desenvolvimento sustentável e de inserção nas grandes cadeias de valor agregado do mundo.

“O Governo Federal não irá se furtar em nenhum momento em auxiliar os nossos Estados. Hoje tive a oportunidade de ter uma conversa muito profícua com o governador Belivaldo Chagas. Trocamos ideias e impressões seja da questão macro que envolve o país como um todo, da nossa situação econômica, das soluções para vencermos a crise fiscal e avançarmos em cima de uma agenda de produtividade, vendo o que podemos fazer aqui pelo Estado”, garantiu o vice.

O vice-presidente citou que o caso mais emblemático colocado para ele pelas autoridades sergipanas foi a questão do término das obras de da duplicação da BR-101. “Não é um trecho tão grande assim e essa questão de infraestrutura é fundamental para não só intensificar o turismo, como para facilitar o escoamento da produção e o custo para que aquilo que for produzido aqui chegue em outros lugares assim como o que vem de fora, chegue aqui”, disse ele.

Sobre o acesso aos recursos do Fundo Nordeste, Hamilton Mourão disse que poderiam colocar uma legislação simples, como uma medida provisória que está em discussão no Governo Federal, que de 20% a 30% desses recursos possam ser emprestados aos Estados.

“Com isso, os Estados poderão ter condições de solucionar problemas de infraestrutura. Não é recurso para contratar mais funcionários ou para fazer aumento salarial, mas para que a infraestrutura ou outras questões ligadas à produtividade sejam atacadas. O governador pode contar com a minha participação e me cobrar”, enfatizou.

Quanto à homenagem recebida na Assembleia Legislativa de Sergipe, ele afirmou: “Podem ter certeza de que ela me emociona muito e eu tenho certeza que a população de Sergipe será agora de 2 milhões e mais um habitante. Pra mim, foi o final de uma semana de trabalho extremamente gratificante, porque vivi história, vi no menor Estado da nossa Federação, que tem gente que luta e trabalha para buscar o melhor”, afirmou.

Ao finalizar o discurso, o homenageado deixou uma mensagem de otimismo aos sergipanos: “Tive a oportunidade de transmitir a empresários e jornalistas as devidas tarefas que o Governo do presidente Bolsonaro vem buscando fazer para o nosso projeto de país seguir em frente. Quero deixar a mensagem do otimismo e de que o Brasil é maior de que todo e qualquer conjunto de problemas que estamos enfrentando, porque somos um povo que tem capacidade de superar dificuldades e de se unir, colocando esse país para ser a mais próspera e mais vibrante democracia liberal do hemisfério Sul”.

Sobre a concessão da honraria, o deputado Capitão Samuel enfatizou o tempo dedicado por Hamilton Mourão à nação brasileira.

“São 46 anos de serviços prestados ao Exército Brasileiro, e Sergipe também é Brasil; além disso, precisamos aproximar o nosso pequeno Estado, que tanto precisa do poder federal. Nosso povo precisa de ajuda, precisa do Governo Federal”, reiterou Capitão Samuel.

“Gostaríamos que o vice-presidente da República saísse daqui como um patrono do nosso Estado pobre, que tanto precisa do Governo Federal. Precisamos sim do Governo Federal e espero que o senhor se dedique às nossas diversas lutas, a exemplo da conclusão das obras na BR-101 e da manutenção do escritório da Petrobras. Precisamos de um patrono em Sergipe e que seja o general Hamilton Mourão”, solicita capitão Samuel.

O presidente da Alese, Luciano Bispo, lembrou que não houve qualquer dificuldade do general em comparecer à Assembleia para receber a homenagem. “Pelo contrário, mostrou a maior boa vontade de vir a Sergipe, e a Assembleia Legislativa lhe agradece de coração porque aqui é a casa do povo sergipano. Quero parabenizar pela palestra que o senhor deu na Lide. Uma aula de geopolítica e economia, mostrando ser um conhecedor dos problemas mundiais, nacionais e agora sergipanos. A nossa palavra é de gratidão, de carinho, respeito e quero dizer que a Assembleia está sempre às ordens”, afirmou. Luciano também reiterou a solicitação para a conclusão das obras da BR-101 e solicitando a manutenção do escritório da Petrobras no Estado, o que evitaria prejuízos para 1.200 famílias.

O general Hamilton Mourão participou de uma palestra realizada pelo Grupo de Líderes Empresariais de Sergipe – Lide -, sobre “Os 25 anos do Plano Real – Estabilidade Econômica Conquistada”, em um hotel da Orla de Atalaia.

E, visitou o conjunto arquitetônico da cidade histórica de São Cristóvão, a 4ª mais antiga do país, acompanhado pelo presidente Luciano Bispo, o deputado Capitão Samuel, o governador Belivaldo Chagas, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, a diretora-presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe e o subsecretário geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque. (Texto, Aldaci de Souza, e foto, Jadilson Simões, Rede Alese).

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.