Aparte
Números da semana: inflação cresce; otimismo do brasileiro com a economia e previsão do PIB caem

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA -, que mede a inflação oficial, subiu para 0,75% em março deste ano. Em fevereiro, a taxa havia sido de 0,43%. A taxa também ficou acima do 0,09% de março do ano passado. Os números foram divulgados esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.  

De acordo com o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na segunda-feira, 8, os economistas elevaram de 3,89% para 3,90% a previsão para a inflação oficial neste ano.

Também de acordo com o boletim Focus, o mercado reduziu pela sexta vez seguida previsão para alta do Produto Interno Bruto - PIB - em 2019. A expecativa dos economistas é a de que o PIB cresça 1,97%.

Para se ter uma ideia, há um mês os analistas esperavam um desempenho bem melhor da economia brasileira em 2019: crescimento de 2,28%. No início do ano, a expectativa era de alta de 2,53%.

Já pesquisa Datafolha veiculada esta semana mostra que caiu o otimismo do brasileiro com a economia e a sua própria situação. O percentual de pessoas que acreditam que a situação econômica brasileira vai melhorar nos próximos meses caiu de 65%, em dezembro de 2018, para 50% em abril. Já a parcela dos que esperam uma piora passou de 9% para 18%.

O levantamento é o primeiro do Datafolha sobre expectativa da população sobre a economia após a posse do presidente Jair Bolsonaro. A pesquisa ouviu 2.086 pessoas com mais de 16 anos, em 130 municípios, nos dias 2 e 3 abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.