Aparte
Opinião - Desinformação: o novo vírus que precisamos enfrentar

[*] Silas Brito

Com o surgimento das novas mídias digitais, o acesso à informação foi facilitado e hoje qualquer cidadão que possui um aparelho celular com internet ou computador passou a ganhar voz, transformando o antigo modelo de comunicação emissor-receptor em comunicação mediada.

E em nome disso e diante da pandemia do novo coronavírus, as redes sociais precisam combater outro tipo de conteúdo viral que se propaga pela internet: a desinformação. Vivemos cercados de informações equivocadas sobre o Covid-19 na internet e nas redes sociais.

O compartilhamento de notícias falsas pode ser devastador e inclusive provocar medo, histeria e até mortes, sobretudo com a divulgação de “remédios milagrosos”. Lembremos do caso informado pela agência oficial do Irã, terceiro país mais afetado pelo coronavírus, onde mais de 210 pessoas morreram por beber álcool adulterado depois que circulou na internet o boato de que isto poderia tratar ou evitar a Covid-19.

Em Campo do Brito, o compartilhamento de notícias falsas tem tomado outros rumos. Algumas pessoas têm utilizado dos artifícios mais sórdidos para tentar desconstruir o trabalho de combate e conscientização que o poder público municipal vem realizando através da Secretaria Municipal de Saúde frente à pandemia.

Entramos, assim, em um problema grave em que a população se torna refém do medo e da desinformação, provocados por pessoas que não possuem compromisso com a veracidade das informações. Entretanto, vale ressaltar que toda notícia falsa que é viralizada não é de responsabilidade de quem apenas produziu o conteúdo, mas também de quem o compartilha.

O município de Campo do Brito possui, segundo o último censo aproximativo de 2019, exatos 18.1099 habitantes, já o número de usuários do Facebook no município, por exemplo, representa um total de 9.300, o que torna a mídia social uma importante ferramenta para a comunicação social.

No entanto, precisamos ressaltar que mais de 7 mil pessoas ainda não possuem acesso a essa mídia social. Por isso, a gestão municipal trabalha com uma comunicação hipermidiática que vai desde o digital a comunicação off-line, com o objetivo de atingir um maior número de pessoas com informações seguras dos órgãos estaduais de saúde e equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

Precisamos combater veementemente a disseminação das notícias falsas, posto que elas em nada contribuem. A população precisa continuar em constante processo de imersão na busca por informações verídicas. Não vamos deixar que o medo tome conta das famílias e da sociedade.

Vamos continuar atentos às informações divulgadas pelas fontes oficiais do estado e do município, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e repudiando toda e qualquer intenção daqueles que querem se aproveitar desse momento tão difícil que o país vem enfrentando para desinformar a nossa população, provocando o medo, a histeria e a falta de esperança de que tudo isso um dia vai passar.

A pandemia do coronavírus veio para humanizar aquelas pessoas que já buscavam esse processo com humanização, reflexão e autocrítica. Mas essa ainda não é uma realidade de todos.

[*] É jornalista, DRT 2154/SE, e secretário de Comunicação do município de Campo do Brito.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.