Aparte
Edvaldo vê 17 de Março, idealizado por ele, se tornar realidade de "bairro modelo"
D4a8b293291db8bd

Edvaldo Nogueira: “Não é a obra pela obra, mas sim o conceito de cidade"

“Quando eu falava em bairro modelo, as pessoas criticavam, ironizavam. Agora, desafio todos a visitarem o bairro 17 de Março e conhecerem de perto todo o trabalho que realizamos ali”. A declaração é do prefeito Edvaldo Nogueira que se disse “muito feliz e satisfeito” em ver concretizado o projeto que ele idealizou e iniciou em seu mandato anterior e que agora está concluindo.

“Não é a obra pela obra, mas sim o conceito de cidade que estamos construindo. Além de termos construído todas as casas do bairro, termos feito ruas largas, com calçadas dotadas de acessibilidade, fizemos um canal, praças, deixamos grandes áreas livres, também construímos duas escolas e, no último sábado, entregamos uma unidade de saúde”, afirma.

Ele continua: “Ou seja, o morador do bairro tem toda a infraestrutura, tem perto de casa a escola infantil, para a criança menor, tem a escola de ensino fundamental, e o posto de saúde. Tem ainda o Cras, tem os cursos profissionalizantes da Fundat, tem área de lazer. E, em breve, terá a maternidade, cuja ordem de serviço assinei no sábado. É o modelo de bairro ideal”.

Edvaldo vai mais além e diz que a visão que ele possui de cidade é de que “a cidade tem que ter alma”. “É para melhorar de verdade a vida do cidadão que sou prefeito. O 17 de Março é um bairro com alma. Lá o conceito de cidade integrada está muito presente”, reitera.

Ele pontua que a localidade tem sido também um espaço para novas experiências de gestão. Assim está sendo com a unidade básica de saúde Roberto Paixão. Recém-inaugurado, o posto será gerido em parceria com a Universidade Tiradentes. A Prefeitura ergueu o prédio, a Unit comprou os equipamentos. A Prefeitura contrata médicos, dentistas e enfermeiros, a Unit entra com técnicos em enfermagem, segurança, além dos seus alunos das mais diversas áreas de saúde.

“É um modelo em estudo. Se der certo, como acredito muito que dará, será replicado nas outras unidades. Não fosse esta parceria com a Unit, como conseguiríamos manter mais uma unidade de saúde diante do subfinanciamento do governo federal nesta área? Esta parceria com a Unit é um mecanismo de sustentabilidade, para fazer o serviço funcionar melhor”, define.

Edvaldo antecipa ao JL Política o próximo passo que deseja dar no 17 de Março: estimular a chegada de centros comerciais. O projeto arquitetônico do bairro já estabelece isto: há amplas áreas para implantação de supermercados, lojas e afins. “O cidadão mora no bairro; seus filhos estudam lá; se ele precisar de um atendimento médico, tem. E poderá fazer suas compras e, até mesmo, trabalhar perto de casa. Será algo maravilhoso”, prevê.

Ainda dentro do conceito de integração, o prefeito diz que, diferentemente de outros gestores, que sempre optaram por direcionar os mais pobres para bairros distantes, ele fez diferente. “O bairro 17 de Março está localizado na zona Sul, perto da praia, numa área onde a cidade mais cresce. É assim que provo o meu respeito com o cidadão. As pessoas que foram beneficiadas com a criação deste bairro e que aqui vieram morar são aquelas que tiramos de invasões e barracos em áreas de risco, como o Morro do Avião. Demos dignidade”, afirma.