Aparte
OPINIÃO - O futuro incerto do Programa Minha Casa, Minha Vida

[*] Evislan Souza

O Minha Casa, Minha Vida é um programa do Governo Federal destinado, especialmente, às famílias de baixa renda. Criado com o objetivo maior de solucionar o problema do déficit habitacional no Brasil, ajudando milhares de famílias a adquirir imóvel próprio, desde o seu surgimento em 2008 até os dias atuais, o MCMV melhorou não somente a vida dos beneficiários.

O MCMV também potencializou a economia do país, pois ao analisarmos todo o contexto histórico é visível a dinamização do setor de construção civil de modo a gerar emprego e renda. Embora tenhamos conhecimento da importância do MCMV nos mais variados segmentos da economia do país, é notória a incerteza do futuro do Programa.

Vejamos que já se passaram meses desde a posse do atual governo e até então não temos nenhuma informação concreta no que se refere ao andamento do MCMV. Muito pelo contrário, de concreto mesmo só o atrasa dos repasses e as perspectivas sombrias de que as construtoras devam demitir milhares de funcionários nos próximos meses numa nação já profundamente marcada pelo desemprego.

Em entrevista para o GRIHub, Gustavo Canuto, ministro do Desenvolvimento Regional, esclarece que o momento é de ajustes e que o governo optou por trabalhar “com o freio puxado” nesse primeiro semestre, com expectativas de melhorias para o segundo semestre.

“A situação hoje é realmente de um ajuste, uma necessidade de segurar. Por isso, o começo do ano foi difícil. Consequentemente, sentimos um freio puxado. A ideia é que, com o avanço da reforma [da Previdência] e um sinal positivo do mercado, o segundo semestre tenha outras estimativas de receita pública, dando um espaço e para podermos retomar”, disse Gustavo Canuto na entrevista.

Mediante afirmativas do ministro, surge uma indagação que acredito ser pertinente: o futuro do Programa MCMV dependerá do avanço na reforma da Previdência ou de um avanço do mercado? Mas, do aspecto do mercado, como avançar, se estão atrasados os repasses que são necessários para que a economia gire?

Durante esses 10 anos de existência, o Programa MCMV ganhou proporções e, sem dúvida alguma é hoje a alavanca que impulsiona o mercado imobiliário no país. São centenas de construtoras espalhadas no Brasil que empregam um quantitativo considerável de funcionários, geram melhoria na economia, dignidade às famílias contempladas. Enfim, há vários fatores positivos no tocante a continuidade do programa.

Utilizar a construção civil como “antídoto” para a crise econômica é compreensível, mas, o que não podemos concordar é com a sobreposição dos objetivos econômicos aos habitacionais. É necessário e urgente pensar em todos os pontos positivos que o Programa está viabilizando desde sua implementação, bem como a qualidade de vida das famílias contempladas.

[*] É um administrador de Empresas que, ao lado da mulher, engenheira civil Marta Virgínia Santana, fundou e toca a Construtora JFilhos há 14 anos, com expertise em MCMV.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.