Aparte
Projeto de lei de Camilo Feitosa pede merenda escolar de Aracaju livre de veneno

Camilo Feitosa: mandato começando a decolar

O suplente de vereador Camilo Feitosa, PT, que assumiu mandato na Câmara Municipal de Aracaju no dia 19 de março, em vaga aberta pelo vereador Antônio Bittencourt, que virou secretário municipal, entra na sua quarta semana de mandato se sentido familiarizado, com proposta de projetos de lei já esboçada e a proposição de uma primeira sessão especial.

“Está sendo uma experiência boa demais, algo muito interessante”, disse o vereador a esta Coluna Aparte. “Prometo muito trabalho e nesta semana nossa mandato protocola já o primeiro projeto de lei, que vai mexer com a merenda escolar da Capital”, diz ele.

Mexer em que aspecto? “A gente está fazendo um projeto de lei determinando que a merenda escolar da rede municipal de Aracaju seja completa de base orgânica e agroecológica. Nosso povo, e aí estão inclusos os estudantes, está sendo envenenado. Há muita comida estragada por veneno do agrotóxico. É hora de pelo menos com as nossas crianças a gente tentar mudar isso”, diz o vereador Camilo Feitosa.

A outra ação prática e mais direta do mandato de Camilo Feitosa é uma sessão especial de protesto e por um Lula Livre na próxima sexta-feira. “A partir da terceira semana, já abrimos diálogos como nosso povo e começamos a encaixar diversas atividades em nossa agenda. Entre essas atividades, está um requerimento que trata de uma sessão especial no dia 12 de abril por conta da prisão de Lula - ela fez um ano agora no dia 7, mas nós vamos fazer a sessão especial dia 12, próxima sexta”, diz Camilo. Não é custoso lembrar que Camilo é filho do deputado federal João Daniel, do PT.

Camilo Feitosa admite que usou os primeiros dias do mandato para se inserir nele. Apanhar os contextos do mandato e da Câmara. “Eu passei a primeira e a segunda semanas me orientando, me organizando no âmbito das atividades, conhecendo a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Câmara. Isso foi de arrumar a senha, entrar no sistema e fazer requerimentos, e pensando juntamente com meu grupo como é que a gente vai instrumentalizar na Câmara Municipal de Aracaju as concepções dos movimentos sociais. Já concluí essa fase”, diz o vereador.  

Sociólogo, bom formulador de visões políticas, Camilo Feitosa está de olho num novo formato de legislador que a sociedade existe. “Eu acho que nesse momento atual, o papel do vereador ultrapassa a questão de ser só de oposição ou só de situação. Creio que a sociedade está a exigir que os vereadores tenham uma capacidade de enxergar para bem além do que se vê, desse debate comum, e apresentar soluções coletivas”, diz ele.

Foto: César de Oliveira 

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.