Aparte
Jozailto Lima

É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tatianne Melo.

NOVA ALESE 3 - Em 3º mandato, Jeferson Andrade traz no sangue gosto pela política
Compartilhar

Jeferson Andrade com Maria Luisa, dois anos, sua única filha

1º SECRETÁRIO DA ALESE

Além de presidente do seu partido, Jeferson também desempenha outra importante função atualmente: faz parte da Mesa Diretora da Alese, exercendo a função de primeiro secretário.

“Desde 2015, sou o primeiro secretário. Este cargo gere o ambiente interno da Assembleia, apesar do Luciano (Bispo, atual presidente da Alese) ter grandes funções. O dia a dia da Assembleia, da administração à limpeza, é tudo função do diretor administrativo que se reporta a mim. A Primeira Secretaria é o coração da casa”, explica o deputado.

Para Jeferson, trata-se de uma posto que agrega muitos conhecimentos à sua vida. “É bom, pois você tem contato com todo mundo, conhece mais as pessoas. E o Luciano Bispo é um grande presidente, amigo, deixando bem claras as funções da Primeira e da Segunda Secretarias. Trabalhamos muito aqui. As pessoas podem pensar que somos figuras meramente figurativas, mas não. O funcionamento da Alese, grande parte, faz parte da primeira Secretaria”, afirma.

Jeferson ao lado do pai Ulices Andrade e em companhia de Luciano Bispo e Marcos Acauã

ALIADO DO GOVERNADOR

O deputado elenca outros feitos de seus dois mandatos como parlamentar. “Claro, a gente vem contribuindo com os governadores com projetos de combate à seca. Estamos dando sustentação na Casa a outros projetos. Sabemos que a Previdência está ruim, assim como a Saúde. A gente vem complementando essa estrutura de Governo”, informa.

“Eu sou um aliado que prefiro conversar com o governador para saber o que ele precisa e pode fazer, do que ficar fazendo projetos só por apresentar e chegar aqui e ser derrubado”, frisa Jeferson.

De todos os governadores que Jeferson conviveu/convive durante os mandatos como parlamentar - Marcelo Déda, Jackson Barreto e Belivaldo Chagas -, é com Belivaldo que vem a maior aproximação. Ele é o atual presidente do PSD, o partido do atual governador.

Portanto, para este novo mandato, o deputado mantém a postura de aliado do Governo do Estado. “Acho que o mais importante hoje é a gente resolver essa crise dos salários atrasados. Temos que comprar a ideia do governador Belivaldo para fazer a máquina do Estado andar”, afirma.

Jeferson é filho de Ulices Andrade, ex-deputado estadual e atual presidente do Tribunal de Contas

ATENÇÃO AO SERTÃO E BAIXO

“Quis entrar nessa vida, pois a gente vê muita dificuldade, principalmente na minha região de Canhoba, de Lourdes. E, depois que meu primo Orlandinho Andrade passou a morar em Canindé, começamos a ver com mais atenção à vida e a dificuldade do sertanejo, a falta de trabalho. Tentamos, na medida do possível, conversando com o governador, com outras autoridades, ver se revertemos essa situação”, informa o deputado. Orlandinho Andrade terminou sendo prefeito de Canindé por alguns mandatos – faleceu em 2017 no mandato.

Em seus dois primeiros mandatos, além de apresentar importantes proposituras na Alese, Jeferson Andrade sempre esteve junto ao Governo em busca de ações para auxiliar os moradores do Alto Sertão e do Baixo São Francisco. “Sempre fomos muito ligados ao governador, e não apenas apresentando projetos, como conversando sobre reformas de escolas, de rodovias e outros serviços”, ressalta.

“Tenho o orgulho de dizer que vamos construir a Rodovia que liga Nossa Senhora de Lourdes ao Povoado Escurial, que é um sonho desde quando o meu avô e minha avó foram prefeitos, e outros prefeitos como Laerte, meu primo. É um sonho de todos e vai se concretizar no meu mandato (como deputado)”, afirma Jeferson.

Jeferson com a avó Creuza, a mãe Maria Graciete, a filha Luisa e uma tia (esq. p/ dir)

COMEÇO NA POLÍTICA

O “start” para Jeferson entrar na política foi a decisão de Ulices de não buscar o sexto mandato na Assembleia Legislativa de Sergipe - Alese - e receber apoio de aliados. “Claro, eu tinha uma vontade, mas não queria sobrepor à vontade do meu pai. Os aliados diziam: “Vai ser você, vai ser você (o substituto)”. E entramos nessa seara. E não me arrependo. Estou gostando. Temos que trabalhar mais para o nosso Estado”, relembra o deputado.

Ulices, evidentemente, é a principal referência política de Jeferson. “Extraio do meu pai a atitude, a palavra dele. Meu pai é um homem de palavra. Quando você chega no interior ou na capital e fala o nome dele, abrem-se as portas, porque a lealdade é o forte dele. Acho que aprendi muito disso com meu pai. É um cara honesto no trato com as pessoas”, destaca.

Além de ser movido pelo fato de ter que suceder o pai na política, Jeferson assegura que foi movido também pela vontade de ajudar ao próximo, principalmente aos cidadãos fincados no Alto Sertão e no Baixo São Francisco - base política de sua família.

Jeferson Andrade durante campanha eleitoral de 2018 no Sertão – uma de suas bases eleitorais

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Antes de Jeferson se enlaçar também totalmente neste vínculo da política, a vida profissional dele eram os negócios familiares. “Trabalhei com meu irmão. Ele tem uma empresa de construção civil, que sempre foi da nossa família. Trabalhei bastante tempo lá”, informa o parlamentar.

Jeferson Andrade chegou a cursar também a graduação de Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS -, mas ainda não concluiu. “Parei desde que entrei para deputado. Falta a monografia e uma matéria. Pretendo voltar agora, que está mais tranquilo, para concluí-lo”, diz.

Segundo Jeferson, mesmo ainda focado na empresa da família, era levado por Ulices para encontros políticos. “Estava sempre nessas tratativas com o meu pai. Ele nos levava para viajar e fomos aprendendo a conviver com as pessoas e, por isso, em 2010 escolhi ser candidato”, informa. Ali obteve o primeiro mandato, renovado seguidamente em 2014 e 2018.

Desde 2015, Jeferson Andrade é o primeiro secretário da Mesa Diretora da Alese

Eleito por 34.736 mil cidadãos para exercer um terceiro mandato de deputado estadual, Jeferson Luiz de Andrade, 38 anos, PSD, - pai de Maria Luisa, dois anos, sua única filha - é um sergipano que veio ao mundo com o destino traçado: a política, trilhando os meus caminhos de avós, primos e o pai.  

Natural de Aracaju, Jeferson nasceu na Maternidade Santa Helena, no dia 13 de junho de 1980 e é filho de Ulices Andrade - conselheiro e atual presidente do Tribunal de Contas e ex-deputado estadual por cinco legislaturas seguidas - e de Maria Graciete de Andrade. A política, portanto, está no seu sangue.

“O pai de minha mãe foi o primeiro prefeito de Nossa Senhora de Lourdes, depois a minha avó, a mãe dela. Meu pai começou na política por causa da família da minha mãe”, relata Jeferson. É uma linhagem grande.

“Apesar do pai do meu pai ter sido vereador em Canhoba, a linhagem na política dele vem mais da minha mãe. Meu pai foi morar em Lourdes e lá se casou com minha mãe e se criou esse vínculo”, relata o deputado.

Eleito 34.736 mil votos, Jeferson Andrade vai para o seu terceiro mandato como deputado estadual
Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.