Aparte
Reportagem Especial do JLPolítica debate o abandono dos recursos minerais de Sergipe

Gilvani Alves: uma agressão propositada

Sergipe e os perigos que enfrenta com o desmonte da exploração dos seus recursos minerais. Este vai ser o tema da Reportagem Especial do JLPolítica desta semana.

Anteriormente à decisão da Petrobras de desmontar - hibernar é conversa pra boi dormir - a planta da Fafen em Sergipe depois de 36 anos operando no Estado, alguns setores já discutiam o desmonte paulatino da Petrobras, empresa que está fortemente ligada ao desenvolvimento de Sergipe.

Paralelo a isso, viu-se ir pro brejo a promessa de exploração do Projeto Carnalita e, recentemente, a Vale ser vendia à norte-americana Mosaic e empregos dela serem suprimidos.

O que resta no ar é, sem dúvida, uma ameaça ao futuro da exploração de recursos minerais que fizeram a riqueza de Sergipe nos últimos 50 anos. O que a Reportagem Especial do JLPolítica ouviu de diversos setores foi uma enorme preocupação com relação a isso.

“Tem lugares que a Petrobras está fazendo desinvestimento, sucateando, a exemplo da Fafen. Tudo isso é proposital para deixar inviável e depois vender a preço de banana e entregar à iniciativa privada” diz Gilvani Alves dos Santos, diretora da Direção Colegiada do Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estados de Alagoas e Sergipe - Sindipetro AL/SE.

A Reportagem Especial vai estar disponível no portal JLPolítica a partir das 20h deste domingo, dia 1° de abril. A coluna Aparte não será postada neste sábado, 31. Ela volta na próxima segunda-feira, dia 2 de abril

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.