YoutubeFacebookTwitterInstagram
Aparte
Author bc92de88786c313d
Jozailto Lima

É jornalista há 36 anos, tem formação pela Unit e é fundador do Portal JLPolítica. É poeta.

Opinião - Paneleiros e apologistas do caos torcem pela desgraça e que eles voltem ao poder 
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
Fe3d51661f68f8be

[*] Dilson Barreto

Não sei o que o presidente Jair Bolsonaro falou, nem quero saber. Mas sei que os apologistas do caos estão batendo panela, torcendo para que a desgraça aconteça e que eles voltem ao poder. 

O almofadinha do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, com ar de homem sério, divulga nota de protesto ao mesmo tempo em que propõe corte nos salários dos servidores. E eu pergunto: a economia brasileira suporta três meses de paralisação? 

O que é pior: mil ou dois mil mortos pelo coronavírus ou 50 milhões de novos desempregados? Sim, por que nenhuma atividade econômica suporta tanto tempo de paralisação. 

Vão mandar os trabalhadores para casa e ficar pagando os seus salário? O comércio vai aguentar tanto tempo sem vender? Proibiram os feirantes e os vendedores de rua de comercializar seus produtos. Quem vai alimentá-los, e a suas famílias? 

Se não tem atividade econômica, não tem impostos a recolher. Não havendo receita, não tem como o governo pagar os salários dos servidores. Servidores sem salários não podem comprar no mercadinho os bens para sua manutenção e de sua família. 

Os mercadinhos não tendo receitas, não poderão pagar seus fornecedores e aos próprios empregados. E agora? É isto que os batedores de panela inconsequentes e irresponsáveis querem? 

Talvez o presidente Bolsonaro, mesmo sendo considerado um louco pelos paneleiros, tenha razão. O que os empresários acham? Eu acho que seja necessário pensar com racionalidade, deixando de lado o emocional.

[*] É economista, ex-secretário de Estado e autor do livro “José Rollemberg Leite - Trajetória de um homem público”.