YoutubeFacebookTwitterInstagram
Aparte
Author bc92de88786c313d
Jozailto Lima

É jornalista há 36 anos, tem formação pela Unit e é fundador do Portal JLPolítica. É poeta.

Otávio Sobral: “Eu nunca disse a ninguém que não seria candidato a reeleição”
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
6f29c4cc23e3c066

Otávio Silveira Sobral: muita calma nesta hora

Se o projeto da outra banda dos Silveira Sobral, de Itaporanga D’Ajuda, liderados por Emanoel Silveira Sobral, for o de disputar a Prefeitura daquele município somente se o atual prefeito Otávio Silveira Sobral não for à reeleição, melhor que desistam. Otávio não admite que tenha jogado a tolha da reeleição.

Aos 57 anos, com seis eleições disputadas no currículo (foi quatro vezes vereador) e apenas uma derrota - em 2004, para vice-prefeito numa parceria com Carlos Alberto Sales de Menezes, o Carlão -, o prefeito Otávio Silveira Sobral, PSDB, está focado, sim, na possibilidade de tentar uma reeleição.

Mas com um cuidado bastante recomendável. “Eu nunca disse a ninguém que não seria candidato a reeleição. Eu só tenho dito que não é o momento de se comentar sobre candidatura de 2020. E quando chegar a hora, não devo falar dela sozinho. Eu fui eleito por um agrupamento político e vou ouvi-lo na hora certa”, disse ele, em conversa com esta Coluna Aparte no final da tarde desta terça-feira, 7 de abril.

O mais exato, no entanto, está aqui: “No meu íntimo, eu sou um pré-candidato. Mas o momento de dificuldade em que estamos vivendo não é o de se falar em pré-candidatura. Agora, é natural que eu, sendo prefeito pela primeira vez e tendo direito à reeleição, que eu seja candidato. Não é o poder me subindo à cabeça”, diz.

Em nota da Coluna Aparte dessa segunda-feira, sob o título Emanoel Sobral admite que está no projeto da sucessão de Itaporanga D’Ajuda, Emanoel Silveira Sobral, ex-prefeito de Itaporanga, diretor-Técnico do Sebrae-SE e primo-irmão do prefeito Otávio anunciou que ele e os sobrinhos Fausto e Ivan Sobral têm planos de disputar a sucessão de Itaporanga em 2020.

E deu a seguinte informação, que veio a ser negada por Otávio. “Creio no que tem dito Otávio reiteradas vezes, de que não será candidato à reeleição. Se ele não for, o nosso projeto toma um corpo maior. Se ele for, pode ser que dificulte. Semana passada mesmo nós estávamos numa turma, em Uberaba, Minas Gerais, e Bosco Machado, ex-prefeito de Carira, lembrou na frente dele que ele havia dito que não seria mais candidato”, disse Emanoel.

O prefeito Otávio Silveira Sobral não nega a conversa com Bosco Machado, e em dois tempos nessa viagem. Em Ribeirão Preto, São Paulo, e em Uberaba, Minas. Mas diz que a fala foi genérica, sobre as dificuldades de se fazer política, de se ser prefeito e da impropriedade de se lançar candidato agora, com tamanha antecedência. Mas não de desistência.

Antes de conversar ao telefone com esta Coluna por 15m50seg, Otávio havia remetido, via sua Assessoria de Comunicação, um texto. Meio protocolar, mas que basicamente afirmava tudo que dissera ao telefone. “Caro jornalista Jozailto Lima. Li sua nota com o meu primo-irmão Emanoel Sobral, diretor-técnico do Sebrae/SE. Em uma parte da matéria, Emanoel cita: “Creio no que tem dito Otávio reiteradas vezes, de que não será candidato à reeleição. Se ele não for, o nosso projeto toma um corpo maior. Se ele for, pode ser que dificulte”, diz o prefeito.

Daqui em diante, tudo que se segue é a nota de Otávio. “Observe que ele (Emanoel) deixa dúvidas do nosso nome para à reeleição. O que na verdade tenho conversado com amigos e parceiros políticos é que no momento não estou preocupado com a reeleição, e sim focado em administrar Itaporanga, conforme fui eleito com uma quantidade expressiva de votos.

O povo confiou e estou me esforçando para retribuir a credibilidade das urnas. É natural que meu nome seja especulado para a reeleição, até porque tenho esse direito. Mas a vitória não foi só minha nas eleições de 2016. Foi de um agrupamento sólido, do qual Emanoel também fez parte.

Na hora certa iremos reunir todo agrupamento, debater as alianças e o povo irá escolher quem estará mais apto para disputar as eleições. O fato de surgir outros nomes no agrupamento com interesse de disputar a eleição só mostra o fortalecimento deste grupo e a vontade de manter este trabalho sério que temos proporcionado para o desenvolvimento de nossa querida Itaporanga.

Fato este é que nestes dois anos e quatro meses firmamos diversas parcerias importantes com o Sebrae, Senar e Codevasf que tem beneficiado na qualidade de vida da população. Estas parcerias irão continuar não só com os órgãos, como também na vontade política de ver cada dia nossa cidade melhor.

Teve uma afirmação de Emanoel com a qual concordo: “Gracinha de novo agora seria a permanência daquele projeto de assistencialismo, sem que se pense nada estruturante para a cidade, sem nenhuma política de desenvolvimento”.

Agradeço a atenção e um grande abraço do prefeito Otávio Sobral”.