Aparte
Presidente da Fames defende melhor partilha dos recursos nacionais

Marcos da Acauã: por um novo pacto federativo

Marcos José Barreto, o Marcos da Acauã, presidente da Fames - Federação dos Municípios do Estado de Sergipe - é o entrevistado do JLPolítica deste domingo e pinta um quadro sombrio sobre a situação de extrema dificuldade em que vivem os gestores públicos municipais. 

“A crise atingiu a todos os municípios, inclusive aqueles que eram considerados “beneficiados” com altas arrecadações de royalties e ICMS. Isso mudou”, diz Marcos.

“Com a economia fraca, os repasses desses impostos caíram consideravelmente. É só ver o caso de Carmópolis, onde havia dinheiro em abundância e hoje é um município que, assim como a maioria, depende do FPM para fechar as contas”, analisa. E há uma solução?

Marcos acha que sim, desde que se altere a partilha das receitas do país. “Hoje é absolutamente impossível sobreviver com a atual divisão do bolo tributário nacional, cujas verbas da arrecadação de impostos do país ficam com o governo federal, que retém 50% do total, enquanto os estados ficam 31% e os municípios com apenas 19%. Somos totalmente favoráveis a um novo pacto federativo”, diz ele. A partir das 20h deste sábado a entrevista vai estar disponível.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.