YoutubeFacebookTwitterInstagram
Aparte
Author bc92de88786c313d
Jozailto Lima

É jornalista há 36 anos, tem formação pela Unit e é fundador do Portal JLPolítica. É poeta.

Prefeitura de Aracaju e UFS compõem grupo de estudo para enfrentar o coronavírus
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
851a86fb1574fbb9

Reunião do grupo de estudos: ações em comum da UFS com a PMA por uma causa forte

Para ampliar as ações de enfrentamento ao novo coronavírus - Covid-19 - de maneira estratégica e eficaz, a Prefeitura de Aracaju vem atuando de forma conjunta não apenas por meio das Secretarias que se somaram à pasta da Saúde, mas também no campo acadêmico. 

E para reforçar esse trabalho, na última quarta-feira, 25, a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, juntamente com a equipe técnica da Secretaria Municipal da Saúde - SMS -, recebeu o vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe - UFS -, Valter Santana, que colocou sua equipe acadêmica à disposição do município na soma de esforços no combate à pandemia.

A partir dessa reunião, ficou encaminhada a formação de um grupo que irá conduzir essa frente em conjunto. “Nessa parceria com a universidade, discutimos sobre a utilização dos residentes, dos laboratórios, sobre a testagem rápida e o kit de laboratório para o diagnóstico do coronavírus”, disse o secretário adjunto Carlos Noronha.

“O grupo condutor será formado pela gestão juntamente com a UFS para estabelecer um protocolo de fluxo para utilização dos testes. O trabalho das universidades é importante não só na formação como também no contingente, na parte operacional no combate ao coronavírus”, reforçou Carlos Noronha.

O vice-reitor Valter Santana destacou que nesse momento de pandemia, as instituições precisam sem somar às ações dos demais gestores públicos para que todos sejam preparados e os impactos negativos da pandemia sejam minimizados.

“Nesse sentido, a Universidade Federal de Sergipe soma-se à Secretaria Municipal da Saúde com a disponibilização dos nossos docentes, principalmente da área de estatística e de saúde pública, dentro da expertise de cada um, que disporão as suas habilidades para interpretar os dados epidemiológicos que estão acontecendo aqui em Sergipe e o fruto dessa interpretação, para que as ações de gestão sejam mais precisas e focadas naquilo que interessa para o combate da pandemia”, pontuou Valter Santana.

A relação entre a instituição de ensino federal e a gestão municipal será permanente, e essa parceria tem como foco o desenvolvimento estratégico das ações no combate ao coronavírus. “O contato da instituição com o município já é perene”, avisa Santana.

“Nesse momento nós estamos intensificando essas ações, nos aproximando ainda mais para ajudar nesse combate, trazendo mais um apoio logístico, para que as ações gerenciais sejam mais precisas para o nosso município”, considera o vice-reitor.