Aparte
Opinião - Políticos precisam ter posições e opiniões claras

[*] Valmir de Francisquinho

Ao longo dos meus 30 anos de vida pública na política sergipana sempre me pautei pela clareza, pela objetividade e pela verdade. E essa postura nem sempre foi positiva para mim, visto que inúmeras vezes fui vítima de artimanhas de adversários e até de supostos aliados pelo fato de nunca ter me escondido atrás de mentiras ou subterfúgios para barganhar qualquer tipo de vantagem.

Não sou o dono da verdade, mas busco ela em todas as minhas ações e atitudes na vida pública, pois entendo que a população é merecedora dessa postura. E num momento em que a política e os políticos estão tão desacreditados, justamente por conta de, muitas vezes, agirem de maneira obscura, penso que é chegada a hora de dar mais uma vez a minha contribuição para que a democracia e a verdade prevaleçam nas próximas eleições.

Digo mais uma vez porque minha história política, nos cinco mandatos como vereador e neste segundo mandato como prefeito de Itabaiana, me credencia, a partir da vontade soberana do povo que me elegeu, a afirmar: para cada mandato, para cada voto recebido, devolvi empenho, seriedade, trabalho e resultados.

Neste momento gostaria de compartilhar com todos, portanto, as minhas escolhas, como cidadão e homem público, para as próximas eleições. E digo como cidadão e como homem público para deixar mais uma coisa muito clara: enquanto prefeito de Itabaiana, independente do resultado das eleições, seguirei trabalhando pelo bem da minha cidade, pois foi isso que o povo me confiou e oportunizou.

Começarei pela escolha que pode ser a mais polêmica de todas. Meu candidato a presidente da República será Geraldo Alckmin, do PSDB. Alguns amigos me aconselharam a não declarar o voto à Presidência por causa do cenário ainda conturbado e por Alckmin não estar, no momento, bem nas pesquisas. Respondi de forma objetiva: não se trata de uma escolha em que jogarei para a torcida.

Voto em quem acredito ser o mais preparado para tirar o Brasil dessa crise em que nos encontramos. E se a população do Estado que é o mais forte economicamente do país, que é São Paulo, confiou a ele três mandatos através do voto, não será uma pontuação em pesquisa que mudará minha opinião de que Alckmin é o mais preparado para o atual momento do Brasil.

Entendo os que preferem o ex-presidente Lula que, tirando os problemas expostos pelas investigações da Lava Jato, foi o presidente mais popular da nossa história recente. Entendo também os que estão desencantados com os políticos e votarão em Bolsonaro. Assim como entendo e respeito todos os que preferem outros candidatos. Mas sou da opinião de que o Brasil não pode viver uma aventura por causa do desencanto do eleitorado e nem pode sucumbir a inseguranças jurídicas de qualquer tipo. A nossa responsabilidade com o futuro do país tem quem falar mais alto.

Para governador, a minha escolha é Eduardo Amorim, do PSDB. Homem íntegro, sem máculas, que faz da vida pública uma missão, Eduardo é o mais preparado para tirar Sergipe do caos administrativo em que nos encontramos. Disso não tenho dúvida. Respeito as demais candidaturas, mas minha opção é por alguém que quer trabalhar e que sabe como fazer isso.

Além disso, deixo claro que Eduardo é o líder da oposição em Sergipe. Porque os outros que se dizem opositores, ou já estiveram no poder nesse mesmo governo que aí está, ou ainda não possuem a experiência necessária para enfrentar os grandes problemas que aí estão, desafiando a garantia de um futuro digno para a população, especialmente os mais carentes e necessitados.

Para o Senado, serão dois votos, e ambos já definidos. André Moura, do PSC, por causa de seu empenho em conseguir recursos para obras não só em Itabaiana, mas em todas as cidades sergipanas. André, é preciso que se diga, sofre com o grande desgaste do Governo Federal na atualidade. Mas, não obstante a isso, se mostrou um abnegado que, mesmo num cenário difícil, optou por Sergipe e isso tem que ser levado em consideração.

E Heleno Silva, do PRB, meu outro voto para senador, é uma pessoa que demonstra determinação e fidelidade na defesa das causas que abraça. E mesmo que os atuais governistas ataquem Heleno, a história não nos deixa dúvidas: ele esteve ao lado do atual agrupamento no poder até ser traído e preterido em suas justas aspirações políticas. Se não respeitaram a sua fidelidade do lado de lá, nós respeitaremos do lado de cá. E todos os que me seguem politicamente votarão fechados para senador em André Moura e Heleno Silva.

Para deputado federal, o meu voto e o dos meus amigos serão, em peso, para Bosco Costa, do PR. Além de ser do meu partido, Bosco tem um histórico em relação a Itabaiana que nem todos conhecem. Ele fez sua vida pública em Moita Bonita, mas é itabaianense de nascença e de motivações e aspirações, pois até caminhoneiro já foi e sabe o quanto a nossa amada cidade deve a esses heróis da estrada em relação ao seu desenvolvimento. Por isso não podemos ficar sem ter um representante na Câmara Federal que conheça a realidade de nosso povo e, assim, se comprometa a ajudar a nossa querida cidade.

Para finalizar, a minha escolha para deputado estadual, talvez a mais aguardada pelos leitores que acompanharam essas minhas palavras até o momento. Para deputado estadual eu votarei em Talysson, meu filho, que também é do PR. Muitas pessoas poderiam dizer que essa escolha é fácil e até previsível. Mas faço questão de trazer algumas questões para reflexão.

Em 2014, menos de dois anos de iniciado o meu primeiro mandato, votei e trabalhei para a deputada Maria Mendonça. Sou, com muito orgulho, oriundo politicamente da liderança do saudoso Chico de Miguel, homem de palavra e que, sob nenhuma hipótese, deixaria algum liderado seu votar em adversários em nenhum tipo de eleição.

Dessa forma, e os números não mentem, a minha então candidata conseguiu, com nosso apoio incondicional, vencer pela primeira vez em Itabaiana, naquele ano de 2014, o nosso maior adversário até então, Luciano Bispo. Comemorei muito esse feito inédito na nossa história. Mas, para minha surpresa e decepção, numa mera eleição da Câmara de Vereadores de Itabaiana, Maria liberou seus comandados para não apenas votarem contra meu candidato a presidente na oportunidade, o vereador Zé Teles, primo carnal dela, como para optarem pela candidata de nosso maior adversário. Numa situação dessa, não me restou escolha a não ser buscar trilhar meu próprio caminho.

E aqui retorno a meu filho Talysson como minha opção para deputado estadual. Além de ser uma pessoa em quem deposito confiança, Talysson tem brilho próprio. E a prova disso é que há pelo menos 10 anos ele cuida do empreendimento que, de fato, coloca comida na mesa de nossa família, que é a Autoescola Itabaiana. E isso sem que eu pudesse estar ao seu lado, já que as minhas atividades políticas me impediram de estar no dia a dia da empresa.

Assim, essa escolha não é apenas por se tratar de meu filho, mas por ser Talysson uma pessoa preparada para encarar desafios, vencer os obstáculos que se apresentam e estar preparado para ajudar Sergipe a superar esse momento difícil que atravessamos. Dessa maneira, deixo claro todos os meus posicionamentos para as eleições 2018 e rogo a Deus que nos proteja e nos guie nas melhores escolhas.

[*] É bacharel em Direito e prefeito de Itabaiana, por onde foi cinco vezes vereador.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.