YoutubeFacebookTwitterInstagram
Aparte
Author bc92de88786c313d
Jozailto

Jozailto Lima é jornalista há 36 anos, tem formação pela Unit e é fundador do Portal JLPolítica. É poeta.

Renildo Santana pode pensar na Prefeitura de Itabaianinha em 2020. Mas Danilo é uma pedreira
CompartilharWhatsapp internalFacebook internalTwitter internal
09f6f0382d7567f4

Renildo Santana: vivo na política de Itabaianinha e vendo como deve trilhar em 2020

Ex-prefeito de Itabaianinha por dois mandatos, primeiro suplente de senador de Maria do Carmo, tendo chegado ao exercício do mandato por um bom período, o industrial da área de cerâmica Renildo Santana, admite que a possibilidade de disputar a Prefeitura dali ano que vem.

Renildo Santana foi prefeito de 1993 a 1996 e de 2005 a 2008. Em 2016, o nome dele aparecia disparado nas intenções de votos em Itabaianinha, mas em cima da hora, sob forte pressão de que disputasse, ele refugou à possibilidade. Alegou que tinha “um CPF” e que não queria perdê-lo, numa referência à imagem ruim da atividade política nesta quadra.

Mas Renildo nunca se afastou de tudo da política. Gosta da causa. Agora em 2018 mesmo, colaborou muito com a eleição da vice-prefeita da cidade, Janier Mota, a deputada estadual. Ela é sua aliada, casada com seu primo e identicamente ceramista José Abílio e sua comadre.  

“Vou esperar começar o ano, conversar com a comadre Janier e ver como deveremos trilhar”, disse Renildo Santana a esta Coluna Aparte no penúltimo dia de dezembro do ano passado.

“Se ele aceitar, será uma ótima opção para nós. Renildo é uma pessoa muito querida e está entre os melhores prefeitos que Itabaianinha já teve”, diz a deputada estadual eleita. Aliás, eles são compadres de duas cabeças: cada um batizou o filho do outro.

Em Itabaianinha, o problema para Renildo Santana ou qualquer outro político que queira tomar a Prefeitura em 2020 está justamente no poderio do prefeito Danilo Carvalho, MDB. Aliás, nele não. Na boa gestão dele.

O próprio Renildo, que lhe faz oposição, admite que a gestão “está indo bem, fazendo grandes serviços com recursos de emendas apresentadas pelo deputado André Moura”.

Segundo uma fonte desta Coluna na cidade de Itabaianinha, a gestão de Danilo já pavimentou em dois anos 36 povoados com recursos federais, fazendo o que todas as demais gestões municipais não conseguiram ao longo da história.

“O Danilo praticamente erradicou a imagem de ruas de terra batida em toda a zona rural de Itabaianinha. Tudo agora é pavimentado a paralelepípedo. Para se ter ideia, a gestão dele está fazendo até as calçadas do povo”, disse a fonte, um rapaz que inclusive pertence a um grupo oponente. “Na Educação, o Ideb com eles está lá nas alturas. Eu acho que qualquer pessoa que entrar hoje na disputa contra eles, perde”, diz a fonte.

Janier Mota é a vice-prefeita de Danilo até o dia 31 de janeiro deste ano, quando assumirá a Alese. Mas é politicamente rompida com ele. Segundo esta mesma fonte, para se fazer ainda mais forte, Danilo já teria fechado entendimento para ter como candidato a vice-prefeito em 2020 o ex-prefeito Robson Cardoso Hora, o Robson da Laranja - 2013 a 2016 -, que foi uma vez vice de Joaldo Carvalho, o falecido Joaldo da Laranjeira, que vem a ser o pai de Danilo.